Imprensa Maria da Graça Carvalho é a nova presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro

Notícias | 15-05-2020 in Público

Foi ministra da Ciência e Ensino Superior de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes e conselheira principal do presidente da Comissão Europeia.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o PSD anunciou que o Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC) tem uma nova direcção, liderada pela eurodeputada Maria da Graça Carvalho. O convite partiu do presidente do PSD, Rui Rio, que assim pôs fim a uma crise de dez dias, em que o instituto não tinha direcção.

"A professora Graça Carvalho, ex-ministra da Ciência e do Ensino Superior, aceitou o meu convite para se candidatar a presidente do Instituto Sá Carneiro. A sua equipa irá reforçar o papel deste instituto como braço armado do PSD para a formação política”, escreveu Rio numa publicação na rede social Twitter.

O IFSC, think thank que reivindica a social-democracia e que tem como objectivo a formação de quadros - organização a Universidade de Verão - e realização de debates e seminários, estava sem direcção desde 4 de Maio, quando o presidente do Conselho de Administração, Luís Alves Monteiro, apresentou a sua demissão ao presidente da mesa do Conselho Geral, Francisco Pinto Balsemão, e ao líder do partido, Rui Rio.

Na missiva, Alves Monteiro, antigo secretário de Estado da Indústria nos governos de Cavaco Silva, referia a situação precária do IFSC, pela queda de fundos dos doadores e de baixa de receitas da venda de publicações, interrompendo mandato para que fora eleito a 28 de Junho de 2018.

Também Mira Amaral, vice-presidente do Conselho de Administração, se demitiu, enquanto outros outros dois vices e vogais puseram o lugar à disposição e pediram a sua substituição, mantendo-se, no entanto, em funções, para não paralisar o IFSC e manter os compromissos assumidos.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.