Imprensa Açores elogiam intenção europeia de compensar pescadores por aumento do combustível

Notícias | 10-03-2022 in Jornal Açores 9

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, elogiou hoje a intenção da Comissão Europeia de preparar um conjunto de medidas para compensar o setor das pescas na região devido ao aumento do preço dos combustíveis.

Citado num comunicado de imprensa, o secretário regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, enaltece a “posição assumida pela Comissão Europeia de preparar um conjunto de medidas específicas para mitigar os efeitos do aumento do preço dos combustíveis junto do setor das pescas”.

Segundo o executivo açoriano, a decisão da Comissão Europeia foi revelada pelo Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius, após uma reunião com a eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho, que é também vice-presidente da Comissão das Pescas no Parlamento Europeu.

“É importante que as instâncias comunitárias olhem para a especificidade das regiões ultraperiféricas neste novo contexto mundial, em particular no que às pescas diz respeito”, afirma Manuel São João.

O membro do Governo dos Açores alerta ainda para as dificuldades que o setor das pescas “poderá atravessar” devido ao aumento do preço dos combustíveis.

“Estamos cientes das dificuldades que o setor poderá atravessar face ao aumento galopante do preço dos combustíveis e agora há que aguardar por medidas concretas no mais curto espaço de tempo possível. Trata-se de um passo fundamental para assegurar a sustentabilidade económica e social de toda a fileira”, afirma.

O preço dos combustíveis disparou esta semana, tanto nos EUA como na Europa, para os níveis mais altos da última década, devido aos receios de uma redução na oferta, provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Em Portugal, o gasóleo sofreu na segunda-feira um agravamento superior a 14 cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficou cerca de oito cêntimos mais cara.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.