Imprensa Editorial. O ano em que tudo mudou

Comunicados | 30-06-2020 in Newsletter

Cheguei ao Parlamento Europeu, em junho do ano passado, com um conjunto de prioridades bem definidas para o mandato que me preparava para iniciar. Escolhi concentrar os meus esforços na Ciência e Inovação, Energia e Clima, Digitalização, Direitos dos Consumidores e Direitos das Mulheres.

Integrei a Comissão ITRE – Industria, Investigação e Energia, sendo eleita vice-coordenadora do grupo do Partido Popular Europeu, e também, como suplente, as Comissões IMCO – Mercado Interno e Direitos dos Consumidores e FEMM – Igualdade dos Géneros e Direitos da Mulher. Fui eleita presidente da rede Knowledge for Innovation, um think tank que agrega eurodeputados, comunidade científica e empresas inovadoras. Já em 2020, em fevereiro, fui também escolhida, a par de outros dois eurodeputados, para a direção do primeiro grupo dedicado aa Industria da historia do Parlamento Europeu.

Entretanto, fui a autora de um relatório sobre a agenda estratégica do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, e participei em relatórios da Comissão FEMM sobre as mulheres na área digital e sobre inteligência artificial, sendo nomeada para os MEP Awards na categoria Mercado único Digital.

O que já estava a ser um primeiro ano de mandato preenchido, tornou-se rapidamente numa batalha contra o tempo, quando surgiu a pandemia de COVID-19. A par das restantes atividades, passei então as dirigir esforços para a mobilização da Comissão Europeia e de outras instituições comunitárias na batalha pelo desenvolvimento de uma vacina, terapias, e de respostas para apoiar as empresas e cidadãos afetados por esta terrível pandemia.
Nesta primeira newsletter do novo site, tentamos fazer um balanco dos temas que marcaram o ano, antes e depois da chegada do coronavírus. E projetamos os desafios que nos esperam.