Press Adoção da Diretiva Europeia Women on Boards, diretiva europeia sobre igualdade de género nos conselhos de administração das empresas

Press Releases | 22-11-2022 in Informação à Imprensa

A sessão plenária de novembro do Parlamento Europeu ficou marcada pela adoção da diretiva europeia Women on Boards, relativa à participação das mulheres nos conselhos de administração das sociedades cotadas em bolsa. Foi a etapa final de um processo iniciado há mais de uma década.

 

“Um momento histórico”, defendeu a deputada do PSD Maria da Graça Carvalho, relatora-sombra da diretiva, que na sua intervenção no debate realizado em Estrasburgo deixou uma resposta aos que criticam esta passo, e aos Estados-membros que, durante muito tempo, lhe fizeram uma forte oposição no Conselho Europeu. “Hoje, as mulheres representam 60% dos novos diplomados do Ensino Superior na União Europeia. Metade da força laboral. Mas constituem apenas 31,5% dos membros – e 8% dos presidentes - dos conselhos de administração”, recordou a eurodeputada. “Quando dizem que esta diretiva tem de assegurar o respeito pelo mérito, eu respondo: concordo. É precisamente essa a sua ambição”, disse.

 

acordo final sobre a diretiva tinha sido alcançado, após muitos avanços e recuos, nas negociações interinstitucionais envolvendo o Parlamento Europeu e o Conselho, que decorreram em junho. Agora, com a ratificação final pelo Parlamento Europeu, o diploma seguirá para publicação no jornal oficial da União Europeia, entrando em vigor ao fim de 20 dias.

 

A diretiva estabelece metas vinculativas de pelo menos 40% dos lugares de administradores não-executivos das sociedades cotadas em bolsa ocupados “pelo género sub-representado” – em geral, as mulheres -, ou 33% dos lugares de administradores executivos e não executivos, desde que exista um equilíbrio entre estes. Atualmente, de acordo com dados do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), as mulheres representam 31,5% dos membros dos Conselhos de Administração e apenas 8% dos CEO das principais sociedades cotadas da Europa.

 

São ainda feitas recomendações importantes sobre o processo de seleção dos membros dos conselhos de administração das empresas, visando uma maior transparência dos processos, bem como sugestões de valorização das empresas com melhores práticas e sanções para as incumpridoras, ainda que estas questões sejam da competência dos Estados-membros.

 

Refira-se que diversos países europeus, entre os quais Portugal, beneficiam de uma cláusula que lhes permite não transporem a diretiva, por já terem em vigor legislação comparável (em Portugal são exigidos 33% de membros dos conselhos de administração do género sub-representado). Ainda assim, é de frisar que, embora comparativamente bem posicionado ao nível da participação das mulheres nos conselhos de administração, o nosso país tem ainda valores muito baixos no que respeita ao exercício de funções executivas, sendo que existem apenas duas mulheres CEO nas cotadas em bolsa.

 

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.