Work in Portugal Discurso 07 de Novembro de 2009 - Conselho Nacional da JSD

JSD [2009-2014] | 07-11-2009

Caro Presidente de Mesa em exercício e restante membros da Mesa,
Caro Pedro Rodrigues, Presidente da JSD e restante Comissão Política Nacional,
Caros Membros da Jurisdição Nacional da JSD,
Caros Conselheiros Nacionais,
Caro Presidente da Distrital do PSD, Cristóvão Crespo,
Caro Presidente da Distrital do JSD, Miguel Arriaga,
Caro Presidente da Câmara Municipal de Sousel,
Caros Companheiros e Amigos,

Queria começar por agradecer-vos a gentileza de me receberem aqui nesta vossa sessão do Conselho Nacional.

Esta será com certeza uma reunião fundamental para a JSD num momento em que se vive uma nova etapa de vida do País e do nosso partido. Estamos perante um governo sem maioria absoluta, mas que continuará com as mesmas políticas e postura de arrogância e falta de abertura às ideias da oposição.

O governo continuará a insistir em políticas erradas em sectores fundamentais para o futuro de Portugal, para o vosso Futuro, tais como:

  • política financeira: aumento do défice e da dívida;
  • economia: estrangulamento do sector privado estatizando a economia , para tirar partido dela, e com infracções às leis de concorrência impedindo a criação de um mercado eficiente;
  • emprego: não criando riqueza que permita criar emprego;
  • modelo de desenvolvimento para o País: exercendo uma política contrária à política de coesão, concentrando todos os investimentos em Lisboa, descriminando as regiões pela cor política, o caso óbvio do tratamento da região autónoma da Madeira e dos Açores, revelando uma completa ausência de sentido de Estado;
  • educação: seguindo uma política de facilitismo, pondo em causa o futuro dos nossos jovens. Só com um sistema de educação exigente, daremos igualdade de oportunidades aos nossos jovens. Sem a qualidade das Universidades Americanas e a existência do sistema de Bolsas de mérito, Barak Obana não seria Presidente dos EUA;
  • Política de juventude: ajuda ao primeiro emprego, habitação jovem.

E estas políticas vão infelizmente continuar. Cabe ao PSD fazer uma oposição forte baseada em políticas alternativas, mostrando ao País que o futuro pode ser diferente. E a JSD terá que estar no centro do debate sobre as soluções para os grandes desafios do nosso País.

Como sabem, fui eleita Deputada ao Parlamento Europeu nas Eleições Europeias que decorreram no passado mês de Junho.

No Parlamento Europeu estou na comissão Industria, Ciência, energia, na comissão dos orçamentos e na delegação Internacional África-Caraíbas-Pacífico. A comissão dos orçamentos envolve praticamente todas as políticas Europeias.  Tomei como principais causas para o futuro imediato:

  • A defesa dos interesses dos jovens
  • A luta contra as alteraçoes climátcias
  • A defesa do interior e das regiões menos desenvolvidas
  • A transformação industrial baseada na inovação
  • A ajuda aos países mais pobres, nomeadamente Africanos

Durante a campanha eleitoral para o P.E., uma das preocupações cruciais que todos sentimos foi a de combater o distanciamento que os portugueses parecem sentir relativamente à temática Europeia e às suas Instituições.

Nesse sentido, o Grupo Europeu do Partido Social Democrata decidiu organizar o trabalho de ligação ao País, atribuindo responsabilidades por sector e por região geográfica a cada deputado.

Nesta distribuição fiquei com a responsabilidade da ligação aos distritos de Portalegre (onde nos encontramos), Évora, Beja e Faro e também com a ligação aos jovens e à JSD.

É portanto nessa qualidade que aqui me apresento perante vocês.

Pude observar de perto a forma como a JSD se empenhou em levar aos portugueses a sua mensagem e o seu projecto para uma Europa mais eficaz na defesa dos direitos da Juventude Europeia e, consequentemente, dos Jovens Portugueses, ao longo da Campanha para as Eleições Europeias.

Pude observar uma JSD que tudo fez para envolver e motivar os jovens para a temática Europeia, mobilizando-os para um momento tão importante do nosso futuro colectivo.

Sei, por isso, que partilhamos o objectivo de consolidar a noção de cidadania Europeia em cada Cidadão Português.

E por ter observado esta postura de empenho, é um gosto ainda maior ser a responsável pela ligação entre a JSD e o Grupo do PSD na Europa, na certeza de que poderei contar convosco para, durante estes cinco anos, garantir que tudo faremos para aproximar os jovens portugueses do ideal Europeu e da Construção Europeia.

Como certamente já sabem, o PSD e a JSD tiveram já a sua primeira grande vitória no Parlamento Europeu - a aprovação do Programa ERASMUS 1ºEmprego.

 Tive a honra de propor e ver aprovada esta proposta que nos foi tão cara durante a campanha Eleitoral, e que é a prova de que somos não só consequentes com aquilo que prometemos, mas que somos consequentes quando afirmamos as nossas prioridades e as nossas preocupações e que no topo das nossas preocupações estão o nosso maior activo, os jovens.

Irei trabalhar em conjunto com todos os deputados do nosso grupo para cumprir uma a uma todas as nossas propostas durante a campanha eleitoral.

A aprovação do ERASMUS 1ºEmprego foi uma grande vitória, mas só possível pelo trabalho conjunto de uma JSD e de um PSD atentos aos problemas e aos desafios que são colocados aos Jovens Europeus e à Juventude Portuguesa.

E é por acreditar na validade deste trabalho conjunto, que quero apresentar uma proposta à JSD.

Causas como:

  • A exigência de uma implementação séria dos princípios da Declaração de Bolonha;
  • A luta pela melhor utilização dos fundos Europeus em Portugal; 
  • O combate pelo estatuto do "Aluno Europeu";
  • Uma verdadeira Europa do Conhecimento & Inovação; 
  • Um programa ERASMUS acessível a qualquer jovem-estudante, independentemente das suas condições sócio-económicas; 
  • Uma maior protecção da Natureza e do Ambiente, numa Europa que aposte no desenvolvimento sustentável e que não hipoteque o futuro das gerações mais jovens. 

São algumas das causas que a JSD defendeu durante a campanha eleitoral.

São causas em que também eu acredito mas, sobretudo e mais importante, são causas que representam a defesa dos interesses da Juventude Portuguesa. 

E por isso, Sr. Presidente e Caros Amigos, gostava de propor à JSD que me desse a honra de ser a Guardiã das Vossas Causas no Parlamento Europeu.

Assumiria o compromisso de, tal como aconteceu para o ERASMUS 1º Emprego, tudo fazer na defesa destas e de outras causas que a JSD defendeu e defende.

Seria, para mim, um privilégio.

Estou, para além disso, disponível para quaisquer assuntos que a JSD queira discutir.

Disponível para trabalhar com as estruturas locais em quaisquer eventos ou situações que digam respeito à temática Europeia e sempre que estas considerem pertinentes a minha presença e o meu contributo.

Na ligação de que também sou responsável, entre o Grupo Europeu do PSD e os jovens em geral, no contacto com Associações Académicas, Associações Juvenis, Escolas e Grupos de Jovens, sei que também conto sempre convosco.

Os militantes da JSD são, antes de serem militantes empenhados, cidadãos conscientes e activos na sociedade portuguesa, e poderão contar com a minha disponibilidade para trabalhar em qualquer destes fóruns.

Contem comigo para desenvolvimento das políticas que conduzirão a um futuro melhor dos nossos jovens  e desenvolvimento do interior para que esta linda cidade tão bem descrita por José Régio ...

"Em Portalegre; cidade
Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros,
Me davam então tal vida
-Não vivida!, sim morrida
No tédio e no desespero,
No espanto e na solidão,"

Seja cada vez mais descrita pela sua beleza e desenvolvimento.

Viva a JSD
Viva o PSD!

Muito Obrigada.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.