Work in Parliament Maria da Graça Carvalho: “Preocupam-me as incógnitas sobre financiamento que persistem no Regulamento dos Circuitos Integrados”

Speeches in Plenary Sessions | 11-07-2023

Numa intervenção em Plenário, Maria da Graça Carvalho partilhou a sua preocupação com o financiamento do Regulamento dos Circuitos Integrados. Para a eurodeputada do PSD, “contar com verbas não executadas”, como as do programa-quadro de investigação científica e inovação, o Horizonte Europa, é “muito pouco para as metas que assumimos”.

A intervenção foi realizada no decorrer de um debate sobre o Regulamento dos Circuitos Integrados, que pretende reduzir a dependência da União Europeia (UE), no que respeita aos microprocessadores, e garantir a segurança do seu abastecimento. O debate acelerou no início deste ano, quando o Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a acordo político, no rescaldo de várias perturbações nas cadeias de abastecimento.

Maria da Graça Carvalho considera que este é um documento “bem estruturado”, que “identifica as estratégias a aplicar em todos os patamares da cadeia de valor, desde o reforço das competências até à capacitação da indústria”. Esta definição estratégica é muito importante, pois a “investigação científica de excelência” realizada em terreno europeu “não se tem traduzido em capacidade industrial neste domínio”.

“Temos uma quota de 10% no mercado mundial dos circuitos integrados, valor claramente reduzido para a dimensão do conjunto das economias europeias”, referiu Maria da Graça Carvalho. “Este Regulamento dos Circuitos Integrados procura responder a essa realidade, assumindo o objetivo ambicioso de duplicar a quota da União Europeia neste mercado até 2030”, concluiu a eurodeputada do PPE.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.