Work in Parliament Maria da Graça Carvalho: “O armazenamento de energia é fundamental para aproveitarmos todo o potencial das energias renováveis”

Speeches in Plenary Sessions | 19-04-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e membro da Comissão ITRE, discursou esta terça-feira, dia 18 de abril, em Plenário, no âmbito de um debate sobre armazenamento de energia. A eurodeputada defendeu que a União Europeia deve apostar na instalação e manutenção de redes de armazenamento de energia, removendo barreiras e promovendo a inovação e a investigação científica neste tipo de tecnologias.

“O armazenamento de energia é fundamental para aproveitarmos todo o potencial das energias renováveis”, argumentou a eurodeputada. A União Europeia necessita, assim, de “incrementar o ritmo de instalação de sistemas de armazenamento”, de forma a atingir as metas climáticas mais rapidamente, reduzindo em simultâneo a “dependência de combustíveis fósseis”.

Para a tal, a União Europeia deverá investir em “tecnologias que reduzam o congestionamento da rede e aumentem a flexibilidade do sistema energético” e procurar ainda acabar com um conjunto de barreiras hoje existentes, que colocam em causa as metas traçadas:

  • Processos de licenciamento longos;
  • Investimentos insuficientes na capacidade das redes;
  • Maturidade insuficiente das tecnologias de armazenamento de longo prazo.

 

A estratégia da União Europeia para a prossecução destes objetivos deve assentar sempre na investigação científica e na inovação, ambas “cruciais para melhorarmos a nossa capacidade tecnológica, em especial nos sistemas baseados em hidrogénio ou baterias”.

“A estratégia que adotamos é uma boa base para as nossas políticas futura”, considera Maria da Graça Carvalho. “A atual revisão das regras sobre o desenho do mercado de eletricidade é o momento certo para agirmos, tendo em conta as necessidades de cada Estado membro”.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.