Work in Parliament Maria da Graça Carvalho: “É urgente recuperar a cultura de produção na Europa e a nossa autonomia industrial”

Speeches in Plenary Sessions | 16-10-2023

Maria da Graça Carvalho afirmou esta segunda-feira, dia 16 de outubro, que a Europa tem de apostar numa cultura de produção europeia, de forma a recuperar a sua autonomia industrial. A eurodeputada do PSD discursava em Plenário, numa sessão sobre a Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP), que considera essencial para a construção de uma Europa mais competitiva no plano internacional.

“É urgente recuperar a cultura de produção na Europa e a nossa autonomia industrial. Precisamos, em especial, de investir em tecnologias críticas e emergentes: bio, digital e energia. A Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa será o instrumento da União para mobilizar os fundos necessários para estes objetivos”, afirmou.

Apesar da necessidade de a União Europeia avançar com esta iniciativa, a eurodeputada do PPE apelou a que, na ânsia de se alcançarem os objetivos traçados, a UE não caia no erro de desinvestir em outros projetos cruciais para a inovação nesta área.

“Preocupa-me que esta seja uma iniciativa assente sobretudo em linhas de financiamento já existentes”, revelou a eurodeputada. “Espero que sejam criadas as condições para que o STEP seja um sucesso, mas que esse sucesso não seja alcançado à custa do desinvestimento noutros programas. Em particular, de nenhum orçamento de ciência, inovação e tecnologia”, concluiu.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.