Work in Parliament Maria da Graça Carvalho defende a construção de um verdadeiro Mercado Interno da Energia

Speeches in Plenary Sessions | 16-01-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e membro pelo PPE da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores (IMCO), realizou esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, uma intervenção em Plenário, na qual celebrou o 30º aniversário do Mercado Único Europeu.

“O Mercado Único é uma das maiores conquistas do Projeto Europeu”, salientou a eurodeputada, relembrando que “desde 1993, suprimimos centenas de barreiras técnicas, jurídicas e burocráticas ao comércio livre e à livre circulação.”

“Nestes 30 anos, o Mercado Único aprofundou-se. Hoje é um espaço de prosperidade e liberdade. Oferece a 450 milhões de europeus o acesso a bens, serviços e empregos”, enquanto promove “a iniciativa empresarial e cultural nos 27 Estados-Membros”.

No entanto, defende Maria da Graça Carvalho, “não devemos dar estas conquistas por adquiridas ou concluídas.”. O Mercado Interno é um processo contínuo, com ainda muitos obstáculos que devem ser ultrapassados:

  • De ordem técnica: o Mercado Interno tem ainda excessiva regulamentação e burocracia;
  • De ordem política: o Mercado Interno é ainda muito dominado por protecionismos, e pela “agenda daqueles que gostariam de ver este projeto falhar”.

 

Segundo a eurodeputada, membro da Comissão IMCO, “a Europa deve responder aos desafios atuais com mais cooperação e menos barreiras.”. Deve responder:

  • Com regras adaptadas a uma nova realidade digital
  • Com a construção de um verdadeiro Mercado Interno da Energia.

 

No seu trabalho no Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho tem trabalhado para fortalecer as dinâmicas entre estados-membros da União Europeia. Isto porque, “a plena realização do Mercado Único é fundamental para o bem-estar dos europeus e para a afirmação internacional da União Europeia”.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.