Work in Parliament Maria da Graça Carvalho aplaude aprovação de diretiva europeia para reduzir o fosso salarial de género

Speeches in Plenary Sessions | 30-03-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e membro da Comissão FEMM, celebrou esta quinta-feira, dia 30 de março, a aprovação de uma nova diretiva europeia para reduzir o fosso salarial de género.

A eurodeputada reforçou que “a presente diretiva é mais um passo histórico rumo ao fim da discriminação de género”. Nesse sentido, “o Partido Popular Europeu (PPE) apoia-a com todo o entusiasmo”.

“Ao mesmo tempo, sabemos que o sucesso das medidas depende da sua sustentabilidade”, frisou. Por essa razão, o PPE trabalhou para que fosse incluída no texto a progressividade na sua aplicação, especialmente para as pequenas empresas. Estas entidades, que têm menos trabalhadores terão, por isso, mais tempo para cumprirem os requisitos da diretiva, o que lhes permitirá implementarem as mudanças sem serem desproporcionalmente pressionadas por condicionalismos administrativos ou financeiros.

Esta diretiva é de extrema importância, pois as mulheres europeias ganham hoje menos 12,7% do que os homens pelo mesmo trabalho. “Esta discriminação traduz-se em milhares de euros de diferença salarial ao fim de um ano”, explicou Maria da Graça Carvalho. “Mas as consequências não são apenas económicas. Não podemos desprezar a desmotivação causada por salários que não traduzem o esforço, qualificações e competências destas mulheres.”

Este passo da União Europeia permitirá fazer face a estes problemas, ao incentivar a justiça salarial. É uma diretiva premente, com grande impacto para as inúmeras mulheres que, todos os dias, trabalham no espaço europeu. “Juntos, e com passos seguros, venceremos a batalha pela igualdade de género”, concluiu a eurodeputada do PSD.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.