Work in Parliament Maria da Graça Carvalho afirma que a União Europeia tem o dever de apoiar os pequenos pescadores e operadores

Speeches in Plenary Sessions | 19-01-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e vice-presidente da Comissão das Pescas (PECH), realizou uma intervenção em Plenário, esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, na qual defendeu que a União Europeia tem o dever de apoiar os pequenos pescadores e operadores.

A eurodeputada do PSD começou por referir que “a pesca de pequena escala, artesanal e costeira, tem um papel crucial na União Europeia”. Esta representa “76% das embarcações ativas e quase 50% do emprego total no setor das pescas”. No caso português, as embarcações registadas para pesca deste tipo constituem “cerca de 90%” do total de embarcações registadas.

“A União tem o dever de apoiar os pequenos pescadores e operadores”, defendeu Maria da Graça Carvalho. Isto porque “este segmento é fundamental para promover uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos”, para além de desempenhar “um papel importante na valorização das comunidades costeiras”.

Este apoio aos pequenos pescadores e operadores deve ser feito através de “medidas eficazes”, “orientadas às necessidades específicas do setor”. A Comissão Europeia e os Estados Membros devem, assim, tomar algumas “decisões corajosas”:

  • Deve-se agir para reduzir os custos de produção, nomeadamente através de apoios aos pescadores, de forma a diminuir a carga do preço do combustível;
  • Deve-se avançar com a progressiva renovação e modernização das frotas e também com atividades de formação e requalificação dirigidas a jovens e mulheres, sendo este um tipo de pesca que se caracteriza pelo “envelhecimento das embarcações e dos seus profissionais”.

 

Por fim, a eurodeputada frisou a importância das “regiões ultraperiféricas, como os Açores e a Madeira”, que “desempenham um papel crucial na conservação e recuperação dos ecossistemas marinhos”. Neste sentido, a vice-presidente da Comissão PECH considera importante “a reintrodução do programa especificamente dedicado às regiões ultraperiféricas no setor das pescas, um POSEI das pescas”.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.