Work in Parliament Maria da Graça Carvalho: “A União Europeia não pode ser competitiva internacionalmente sem as suas PME”

Speeches in Plenary Sessions | 12-07-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, afirmou em Plenário, em Estrasburgo, esta quarta-feira, dia 12 de julho, que a União Europeia (UE) só poderá ser competitiva a nível internacional se aumentar o apoio às PMEs, que considera “escassos”. A tomada de posição foi realizada num debate sobre este setor da economia, que emprega cerca de 100 milhões de pessoas e representa mais de metade do Produto Interno Bruto da UE.

A eurodeputada do PSD defende que a UE tem de proporcionar às PMEs as condições para que estas tenham sucesso na transição verde e digital. Isto passa por lhes garantir acesso, em “igualdade de circunstâncias”, ao mercado digital, com especial foco nos dados e na Inteligência Artificial. Para Maria da Graça Carvalho, o fator competitividade, no que concerne as PMEs, deve ficar ainda “previamente verificado em todas as novas iniciativas legislativas”.

“As Pequenas e Médias Empresas são a espinha dorsal da economia europeia”, declarou. No entanto, “apenas 17% das PME integraram com sucesso as novas tecnologias nas suas atividades”. Por esta razão é tão importante que a UE tenha um cuidado próprio com este setor.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.