Work in Parliament Maria da Graça Carvalho questiona a Comissária Mariya Gabriel quanto às datas para o lançamento da nova KIC sobre o Oceano e a Água

Committees ITRE | 24-01-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e membro da Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE), participou esta terça-feira, dia 25 de janeiro, num debate nesta comissão, que contou também com a participação da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

A eurodeputada do PSD começou por reconhecer a importância da Agenda Estratégica de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), congratulando a Comissária Mariya Gabriel pelo lançamento do novo EIT Campus. Maria da Graça Carvalho considerou que esta é “uma iniciativa importante para coordenar os esforços das instituições académicas”, que poderá “beneficiar as comunidades e ser um pilar para futuras KICs”.

Maria da Graça Carvalho aproveitou então para questionar a Comissária Mariya Gabriel sobre o calendário para o desenvolvimento da nova KIC sobre o Oceano e a Água, tema introduzido no relatório sobre a Agenda Estratégica de Inovação do EIT. Perguntou ainda se poderia contar com a sua ajuda para se acelerar o processo, de forma a corresponder às demandas dos “stakeholders” envolvidos no processo.

Mariya Gabriel começou por agradecer o apoio de Maria da Graça Carvalho no âmbito do EIT Campus, reconhecendo que este tem de ser promovido, sendo uma forma de “chegarmos às áreas mais remotas”.

Quanto à nova KIC sobre a água, a Comissária esclareceu que “este ano começará a ser feita a análise” do projeto, que, se for positiva, permitirá que se comecem a “promover algumas atividades já em 2025”. “Se for necessário, teremos de apresentar outra proposta ao Parlamento, mas não estou a perder de vista este assunto e mantê-la-ei informada sobre a análise que terá lugar nesta semana”, prometeu, por fim, a Comissária Mariya Gabriel.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.