Public Interventions Maria da Graça Carvalho participa em Conferência Anual do Science Business

Events | 07-02-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e membro da Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE) no Parlamento Europeu, participou esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, na Science|Business Annual Network Conference ‘Sustainable Horizons: Does our future depend on science?’.

A eurodeputada foi uma das convidadas do painel «A “wicked problem”: As trade tensions rise, how can we keep cooperating on green technology?», com moderação de Richard L. Hudson (Diretor Editorial do Science Business) e participação de Clara la Torre (Diretora-geral adjunta CLIMA), Riccardo Procacci (CEO of Avio Aero) e Adel El Gammal (Secretário-geral da Associação Europeia para a Investigação Energética).

Maria da Graça Carvalho, que no seu trabalho como eurodeputada tem sido relatora nestas áreas, defende que a União Europeia, para se tornar mais forte no setor da tecnologia, não deve fechar as portas e ter medo dos competidores, mas sim criar sinergias entre o mercado europeu e o mercado global. Completando o seu Mercado Interno, adotando normas técnicas de qualidade e zelando pela sua difusão e adoção nos mercados globais, a União Europeia pode promover uma inovação ética e sustentável no setor tecnológico.

Para além disso, a adoção de normas iguais pelos Estados Unidos e pela Europa em setores tecnológicos importantes, como o data sharing e o cloud computing, permitirá a criação de um espaço ideal para o florescimento de tecnologias emergentes. Este espaço, por sua vez, dotará estas regiões de capacidade competitiva perante a China, podendo mesmo levar esta última a aceitar as normas EU-EUA e a abrir o seu mercado, tornando-o mais ético e transparente.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.