Public Interventions Maria da Graça Carvalho discursa sobre Ciência e Tecnologia para a Transição Energética na Academia das Ciências de Lisboa

Events | 04-05-2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e professora no Instituto Superior Técnico de Lisboa, deu esta quinta-feira, dia 4 de maio, uma lição na Academia das Ciências, em Lisboa, sobre o tema Ciência e Tecnologia para a Transição Energética.

A eurodeputada abordou os esforços da União Europeu na luta conta as alterações climáticas e as metas ambiciosas que esta estabeleceu para os próximos anos, com o objetivo de realizar uma efetiva transformação verde da sociedade e da economia, que seja efetiva e inclusiva. Defendeu então o papel da energia neste processo, e a necessidade de, para se alcançarem os objetivos traçados, se apostar em mais investigação científica e desenvolvimento (I&D).

Neste contexto, apresentou uma visão geral das políticas europeias para a transição verde, como são exemplo o Green Deal, a Lei do Clima e o pacote de medidas Fit for 55. Deu ainda particular atenção à revisão das diretivas de Eficiência Energética, Energias Renováveis e ao Desenho do Mercado da Energia Elétrica, que está em destaque na UE, devido aos planos da Comissão para a sua reforma. Maria da Graça Carvalho é relatora-principal do REMIT e relatora-sombra da Reforma do Mercado Elétrico da UE, dois dossiês importantes nesta matéria.

Por fim, a professora do IST falou sobre a capacidade tecnológica existente na União Europeia para as novas apostas nas renováveis, como o hidrogénio, e os financiamentos disponíveis para as atividades de I&D nesta área, patentes no programa Horizonte Europa, que pretende apoiar a descarbonização industrial e a redução da pegada de carbono da sociedade.

Acabou a lição com uma referência especial aos planos renovados para a construção de um Espaço Europeu da Investigação, Educação e Inovação, importantíssimo para o futuro da UE, e ao papel que o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia e as parcerias europeias poderão desempenhar a este respeito.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.