Press Maria da Graça Carvalho na coordenação de uma das principais Comissões do Parlamento Europeu

Press Releases | 04-07-2019 in Informação à Imprensa

A deputada do PSD Maria da Graça Carvalho, de regresso ao Parlamento Europeu (PE) depois de um período de cinco anos na Comissão Europeia, foi nesta quarta-feira eleita vicecoordenadora do PPE - Partido popular Europeu na ITRE - Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, uma das mais importantes e abrangentes comissões do PE.

Na eleição, que decorreu em Estrasburgo, Graça Carvalho recebeu um total de 18 votos, mais cinco do que a sua concorrente finlandesa. O coordenador do PPE na ITRE será o alemão Christian Ehler.
"Estou orgulhosa da confiança dos meus colegas", disse a eurodeputada sobre esta eleição.

"Implica a responsabilidade de coordenar uma área muito importante para a Europa, que cobre a Indústria, as Pequenas e Médias Empresas, a Energia - com implicações nas alterações climáticas -, a Ciência e Inovação, a Sociedade de Informação e a Inteligência Artificial".

Para a eurodeputada social-democrata, o desafio será particularmente relevante por se tratar de "um trabalho de orientação política no maior grupo do Parlamento Europeu, que é o Partido Popular Europeu".

Na sua anterior passagem pelo Parlamento Europeu, entre 2009 e 2014, Graça Carvalho foi relatora principal do programa específico do Horizonte 2020, o qual permitiu duplicar as verbas comunitárias para Portugal na Ciência e Inovação e, a nível europeu, elevar este envelope financeiro de 80 mil milhões de euros para os 100 mil milhões de euros.

Na Comissão Europeia, foi conselheira principal do Presidente e conselheira-sénior do comissário europeu para a Ciência e Inovação, Carlos Moedas.