Press Maria da Graça Carvalho integra missão da Comissão da Indústria a Washington

Press Releases | 29-10-2021 in Informação à Imprensa

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, irá participar na missão de cinco dias da comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE) a Washington DC, nos Estados Unidos, que irá decorrer entre os dias 1 e 5 de novembro.

Vice-coordenadora do grupo do Partido Popular Europeu na ITRE, e membro da Delegação para as Relações com os Estados Unidos, Maria da Graça Carvalho integra um grupo de deputados que tem previstos nestes cinco dias vários encontros de alto nível, nomeadamente na Casa Branca, no Departamento de Estado, no Congresso e nos National Institutes for Health.

“Em cima da mesa está a cooperação em diversas áreas de grande interesse estratégico, nomeadamente na Ciência e Inovação, no Ambiente, no Digital e na Energia, e na cooperação tecnológica em geral”, refere a eurodeputada. “Esperamos que esta visita de deputados europeus aos Estados Unidos ajude a consolidar e reforçar a reaproximação que se tem vindo a registar desde a tomada de posse da nova administração norte-americana”.

Recorde-se que, em 29 de setembro, realizou-se em Pittsburgh a primeira reunião do EU-US Trade and Technology Council (TTC), um encontro copresidido por Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a secretária de comércio dos EUA, Gina Raimondo, e a representante comercial dos EUA, Katherine Tai.

Na reunião, a União Europeia e os Estados Unidos reafirmaram os objetivos do TTC de: “coordenar abordagens às principais questões globais de tecnologia, economia e comércio; e aprofundar as relações comerciais e económicas transatlânticas, baseando as políticas em valores democráticos compartilhados”.

Este tema é objeto de uma resolução que será debatida em plenário pelo Parlamento Europeu no dia 11 de novembro.