Press Maria da Graça Carvalho eleita melhor eurodeputada na categoria de Futuro da União Europeia e Inovação

Press Releases | 29-06-2022 in Informação à Imprensa

A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho foi a vencedora dos prestigiados MEP Awards, atribuídos pela Parliament Magazine, na categoria de Futuro da UE e Inovação. A distinção foi anunciada nesta quarta-feira, numa cerimónia realizada em Bruxelas. A antiga ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior repete assim um prémio que já tinha conquistado em 2011, na altura na categoria de Investigação Científica e Inovação, tornando-se num dos raros casos de deputados ao Parlamento Europeu que conquistaram este prémio em diferentes legislaturas e categorias.

Maria da Graça Carvalho venceu numa categoria em que teve como concorrentes a sueca Malin Björk (GUE/NGL), a espanhola Lina Gálvez Muñoz (S&D) e o romeno Victor Negrescu (S&D). O seu nome constou ainda da lista de nomeados de outra categoria a concurso: Estratégia Digital e Mercado Único.

“Já tinha sido extraordinário ter sido nomeada em duas categorias e é uma grande honra acabar por vencer no Futuro da UE e Inovação, sobretudo por se tratar de uma nova categoria dos MEP Awards que tem muito que ver com a minha atividade e as minhas prioridades no Parlamento Europeu”, refere a eurodeputada do PSD. “Muito do trabalho que tenho feito, nomeadamente nos relatórios que me foram atribuídos, baseia-se na convicção de que a investigação científica e a inovação são as melhores ferramentas de que dispomos para alcançarmos os grandes objetivos que temos para o futuro da União Europeia, nomeadamente a chamada transição verde, reforçando ao mesmo tempo a competitividade global da Europa e a qualidade de vida dos europeus”.

“Não trabalho para prémios e nomeações”, acrescenta, “mas esta distinção, que é atribuída pelos diferentes setores da sociedade civil, da indústria, das academias, para os quais trabalhamos, acaba por ser uma validação do trabalho feito desde o início desta legislatura. Mais do que orgulho pelo prémio, o sentimento é de humildade. Somos mais de 700 deputados ao Parlamento Europeu. A competência, o talento e o esforço abundam. Não é fácil ser destacado. Talvez o tenha conseguido por sempre ter acreditado que serviria melhor quem me elegeu dedicando-me às áreas que domino, por via da minha formação e experiência profissional, e onde poderia trazer mais valor acrescentado”.

Além dos prémios conquistados neste ano e em 2011, Maria da Graça Carvalho já contava, tanto na atual legislatura como na sua anterior passagem pelo Parlamento Europeu, diversas nomeações para os MEP Awards. Em 2013 foi finalista na categoria de Energia e, em 2020, já tinha sido selecionada na categoria de Mercado Único Digital. Esta foi a primeira vez que acumulou duas nomeações num ano.

Os MEP Awards, já na sua décima oitava edição, distinguem os melhores deputados em doze categorias distintas, abrangendo Agricultura, Pescas e Segurança Alimentar, Direitos dos Consumidores, Diversidade e Inclusão, Estratégia Digital e Mercado Único, Economia, Fiscalidade e Orçamentos, Energia, Ciência e Investigação, Ambiente e Clima, Saúde e Bem-Estar, Infraestruturas, Transportes e Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Segurança e Defesa, Futuro da UE e Inovação.