Press Maria da Graça Carvalho coordena propostas para envolver mais mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação

Press Releases | 16-01-2020 in Informação à Imprensa

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi nomeada responsável pelo relatório “Closing the Digital Gender Gap: Women’s Participation in the Digital Economy”, no Parlamento Europeu, destinado a elaborar propostas para um maior envolvimento das mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

De acordo com o estudo “Women in the Digital Age” (2018), da Comissão Europeia, apenas 24 em cada mil mulheres diplomadas pelo ensino superior concluíram uma formação na área das TIC. O mesmo estudo calcula que, com um maior envolvimento das mulheres na economia digital, o retorno adicional para o setor poderia superar os 16 mil milhões de euros anuais.

Maria da Graça Carvalho integra a comissão FEMM - Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros, no Parlamento Europeu, na qual já era “shadow rapporteur” da diretiva “Women on Boards”, relativa à promoção de maior paridade de género nos conselhos de administração de empresas cotadas em bolsa.

Nesta semana, durante a sessão plenária de Estrasburgo, a eurodeputada elogiou a iniciativa da Comissão Europeia de, nos primeiros cem dias do seu mandato, apresentar propostas em matéria de transparência remuneratória. No entanto, defendeu que devem ser apresentadas “medidas concretas e vinculativas”, tanto no que respeita ao princípio do salário igual por trabalho igual como no que toca “ao papel das mulheres em setores de importância crescente na sociedade, como é o caso das Ciências da Computação e das Tecnologias Digitais”.

Maria da Graça Carvalho integra ainda a comissão ITRE (Indústria Investigação e Energia), na qual é vice-coordenadora do grupo do Partido Popular Europeu (EPP) e tem a seu cargo o relatório sobre a Agenda Estratégica do EIT, e a comissão IMCO (Mercado Interno e Proteção dos Consumidores).