Press Editorial. O potencial do mar e do espaço e o reforço das relações entre os dois lados do Atlântico

Press Releases | 29-11-2021 in Newsletter

A crise energética, a reindustrialização da Europa, o fim das barreiras ao mercado único, as parcerias europeias estratégicas, as transformações digital e verde, o pacote legislativo Fit for 55, o potencial do mar e do espaço e as relações UE-EUA são alguns dos dossiês em que tenho trabalhado especialmente nos últimos meses e que destaco nesta última newsletter de 2021.

No início de novembro integrei uma missão da Comissão ITRE, na qual sou vice-coordenadora pelo Partido Popular Europeu, enviada a Washington para debater a cooperação em áreas de grande interesse estratégico para os dois lados do Atlântico: Ciência e Inovação, Ambiente, Digital, Energia. Participei em encontros bastante produtivos na Casa Branca, Departamento de Estado, Congresso ou nos National Institutes for Health.

No decorrer desse mês vi também ser aprovado em plenário e assinado no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o meu relatório sobre a parceria europeia da Metrologia. A esta juntam-se mais dez, em áreas que vão da saúde à aviação limpa, todas no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa, que já anteriormente receberam luz verde.

Na Comissão IMCO, de que sou membro suplente, foi aprovado um relatório sobre barreiras não pautais no mercado único, do qual sou relatora-sombra. Vi ainda serem-me atribuídos mais dois pareceres, como relatora-sombra, um sobre eficiência energética e outro sobre o guião para a década digital. Com estas duas nomeações, a meio do segundo mandato de eurodeputada, são já 14 os relatórios e pareceres atribuídos esta legislatura, tanto na qualidade de relatora como na de relatora-sombra.

Paralelamente tenho participado em vários eventos, debates, palestras ou conferências internacionais sobre a crise nas cadeias de produção e a necessidade de reindustrializar a Europa, a crise energética e a urgência de apostar em energias limpas, as transformações digital e verde e a consciência de que não se pode deixar pessoas e pequenas e médias empresas para trás. E ainda sobre o potencial do espaço e dos oceanos.

Foi o caso da conferência de lançamento da Estratégia dos Açores para o Espaço, um documento que tem como principal objetivo transformar os Açores num hub transatlântico para atividades aeroespaciais. Ou a conferência "Por uma Reserva Mundial de Surf mais Sustentável", que visou assinalar os dez anos da reserva mundial do surf da Ericeira.

Vice-presidente da Comissão das Pescas, foi com muito gosto que me tornei embaixadora do Projeto Ericeira WSR+10. "Os oceanos têm enorme potencial. Não só como fonte de alimento. Vários outros setores ligados ao mar conjugam um elevado potencial em termos de criação de emprego e de riqueza com uma pegada ambiental reduzida, ou até mesmo nula. O surf é claramente um destes”, assinalei, naquela conferência.