Press Editorial. Da estratégia dos Açores para o Espaço à luta pela igualdade de género

Press Releases | 31-01-2022 in Newsletter

Atingida a metade do mandato, no Parlamento Europeu, chegou a altura de sermos avaliados pelos nossos pares pelos cargos desempenhados até aqui.  Com muita honra, fui reeleita vice-presidente da Comissão das Pescas e vice-coordenadora do PPE na Comissão da Indústria.

Nos últimos meses fiz intervenções em plenário sobre a necessidade de remover barreiras que persistem no Mercado Único, participei em eventos importantes, como o do lançamento da Iniciativa Saúde Inovadora, uma das parcerias estratégicas do programa Horizonte Europa, da qual fui relatora, e o lançamento oficial da estratégia dos Açores para o Espaço.

Tal estratégia é um salto de crescimento e ambição num caminho que tem vindo a ser percorrido desde o final do século passado. Os Açores têm condições excecionais, nomeadamente em termos de características naturais e de localização, para todas as atividades ligadas ao setor espacial. Tenho participado ativamente na promoção desta estratégia, tendo já reunido com responsáveis do Governo açoriano e feito diversas intervenções em Comissões e perguntas à Comissão Europeia ou à presidência francesa do Conselho da UE.

Num debate em plenário dedicado à livre circulação de mercadorias no mercado único, sublinhei que as barreiras que persistem ao mesmo são artificiais. Não servem os interesses, nem da economia, nem das empresas, nem dos consumidores. E no evento de lançamento da parceria Saúde Inovadora defendi a necessidade de uma aposta europeia na Ciência e na Saúde.

Os europeus esperam medidas dos decisores políticos para que lhes seja garantida maior qualidade de vida e proteção contra as diferentes doenças. E a pandemia da Covid-19 deixou claro que é a cooperação na Ciência, tanto a nível europeu como internacional, que vai proporcionar soluções para se viver melhor. O intervalo entre a investigação científica e a aplicação dos seus resultados na sociedade tem que ser reduzido e, com esta parceria, estou confiante de que isso irá acontecer.

Em janeiro homenageámos o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, que morreu poucos dias antes de passar o testemunho a Roberta Metsola. Foi um presidente empenhado em assegurar que o Parlamento cumpria a sua missão, em circunstâncias muito difíceis. Membro do PPE, Metsola tornou-se, por sua vez, apenas a terceira mulher a presidir ao PE. É a primeira vez na História que Parlamento, Comissão e BCE são simultaneamente liderados por mulheres. Ao mesmo tempo, o presidente francês Emmanuel Macron indicou que a presidência francesa do Conselho da UE vai, finalmente, fazer avançar a diretiva “Mulheres nos Conselhos de Administração”, da qual sou relatora-sombra pelo Grupo do PPE. Um momento interessante para intensificar a luta pela igualdade de género na UE.