Press Ciência: eurodeputada Maria da Graça Carvalho propõe criação de comunidade de conhecimento e inovação dedicada à água

Press Releases | 04-12-2019 in Informação à Imprensa

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, pediu hoje o apoio das diferentes famílias políticas europeias para a criação de uma Comunidade de Conhecimento e Inovação (KIC) dedicada exclusivamente ao tema da água, no âmbito do European Institute of Innovation and Technology (EIT). O apelo, que teve receção positiva por parte dos eurodeputados, foi feito na Comissão ITRE - Indústria, Investigação e Energia, a qual
debateu nesta quarta-feira o futuro deste instituto.

Maria da Graça Carvalho lembrou que os problemas relacionados com a gestão da água, e em particular a escassez deste recurso, “são um tópico muito importante para todos nós, na Europa e, na realidade, para todo o mundo”, pelo que se justifica dar-lhe um tratamento preferencial durante a vigência do futuro programa-quadro da Ciência e Inovação, o Horizonte Europa: “Já temos KICs nas áreas da alimentação, da energia ou da saúde, mas ainda não as temos para a água”.

Relatora da Agenda Estratégica para o EIT, na comissão ITRE, a eurodeputada terá a responsabilidade de elencar as recomendações do Parlamento à Comissão e ao Conselho Europeu no que respeita às prioridades futuras do instituto.

Na apresentação desta quarta-feira elencou várias melhorias a introduzir na estratégia deste organismo, nomeadamente uma melhor articulação do chamado “triângulo do conhecimento” (Investigação, Inovação e Educação), com a Educação a ser valorizada, mas sempre integrada nas restantes valências. Outros aspetos referidos foram a necessidade de reforçar a “a abertura e a transparência” dos projetos selecionados pelo EIT.

De acordo com dados da Comissão Europeia, 73% dos fundos distribuídos pelo EIT concentram-se em cinco países, o que tem levado a apelos para uma distribuição mais equilibrada das verbas entre estados e regiões. Maria da Graça Carvalho defendeu que “a excelência deverá continuar a ser o critério prioritário” na seleção dos projetos a apoiar, mas acrescentou que esta pode ser encontrada “por toda a Europa”.

A eurodeputada chefiou, no final de outubro, uma missão da ITRE a Budapeste (Hungria), sede do EIT, e à Áustria, na qual foram visitadas várias KICs inovadoras.

Alguns factos*:

Desde a sua criação em 2008, o EIT:

• criou 8 Comunidades de Conhecimento e Inovação (KIC) prósperas;
  • criou mais de 50 polos de inovação na Europa;
  • apoiou mais de 2 000 empresas em arranque e em expansão;
  • mobilizou 1.5 bilhão de euros em capitais externos graças às iniciativas apoiadas;
  • criou mais de 6100 postos de trabalho;
  • apoiou mais de 2 300 mestrados e doutoramentos, com previsão de mais de 5000 até ao final de 2020;
  • ajudou a criar 900 novos produtos e serviços.

* Dados de agosto de 2019, referentes a toda a União Europeia, fornecidos pelo EIT