Press Maria da Graça Carvalho defende uma “atualização de toda a legislação do ensino superior”

Opinion Articles | 08-05-2023 in ODigital

A professora Maria da Graça Carvalho, vice-presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora e atualmente membro do Parlamento Europeu no grupo do Partido Popular Europeu, defendeu, esta sexta-feira, uma “atualização de toda a legislação do ensino superior”.

Maria da Graça Carvalho falava durante a conferenciâ de imprensa de apresentação do Encontro Nacional de Conselhos Gerais, que decorrerá em Évora, no dia 12 de maio.

Para a professora Maria da Graça Carvalho, “toda a legislação do ensino superior é uma legislação precisa de uma atualização, pois já não se adequa à situação dos dias de hoje, porque a sociedade mudou muito”.

Para além de todos os problemas que a sociedade tem vivido nos últimos anos, temos uma mudança acelerada das tecnologias, nomeadamente nas tecnologias digitais que têm influência em todos os sectores das nossas vidas e por isso é importante revisitar este pacote legislativo do ensino superior e adequá-lo aos dias de hoje”, frisou.

Maria da Graça Carvalho salientou que “há que aproveitar este momento em que temos as condições ideais para o fazer essa atualização, porque há um Governo com uma maioria absoluta, há financiamento, mas naturalmente as reformas que se fazem no ensino superior terão de ser no sentido de o tornar mais eficiente até me termos financeiros, mas essencialmente precisa de alguma alavanca financeira para implementar todas as medidas necessárias

Não queremos que a revisão da legislação seja pontual, é muito importante olhar para o RJIES, mas não podemos ficar por aí, há que olhar para todo o enquadramento legislativo e perceber o que é preciso fazer para haver condições de continuar a ter um ensono de qualidade”, concluiu a professora Maria da Graça Carvalho.

Pode ler o artigo no site do ODigital clicando aqui.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.