Press Maria da Graça Carvalho: “Alguns dos países vizinhos de Israel têm aspiração ao crescimento económico. Um conflito na região vai contra todas estas aspirações”

Opinion Articles | 10-11-2023 in RTP

Maria da Graça Carvalho acredita que os países vizinhos de Israel podem ter um papel crucial no alcance de paz na região, devido às suas aspirações de crescimento económico e de maior qualidade de vida. A eurodeputada do PSD, que falava no programa Eurodeputados da RTP, frisou que um conflito nesta região pode ser altamente lesivo para estas aspirações.

“A comunidade internacional esqueceu a situação que esteve sempre latente entre a Palestina e Israel. As posições estão extremadas. É difícil porque tem havido toda esta violência, mas há aqui esperança”, afirmou Maria da Graça Carvalho. “Alguns dos países vizinhos têm aspirações ao crescimento económico e a uma vida melhor. E poderão ajudar a um processo de paz, porque um conflito na região vai contra todas estas aspirações. Uma constante violência na região vai contra todos os planos de desenvolvimento económico, de se tornarem potências a nível mundial, de turismo, de atração de investimento estrangeiro. Tudo isso cai se não existir paz e segurança”.

A eurodeputada do PSD afirmou que é exatamente com este objetivo em mente – mobilizar estes países para a importância de alcançar a paz – que altos quadros dos Estados Unidos da América têm realizado visitas a várias capitais da região. Maria da Graça Carvalho chamou ainda a atenção para o trabalho da União Europeia, que aprovou uma resolução para a criação de corredores humanitários, e defendeu a atuação da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que tem sido muito afirmativa na necessidade de se avançar com mais meios para ajuda humanitária.

“Eu acho também que a União Europeia, nomeadamente o Parlamento, foi muito claro na resolução que aprovou em relação à necessidade dos corredores humanitários”, afirmou a eurodeputada. “E também a própria Comissão Europeia. A Presidente da Comissão Europeia tem sido muito afirmativa na necessidade de apoio humanitário e o orçamento foi reforçado. Houve ali uma primeira hesitação, mas foi reforçado o financiamento e foi feito um corredor humanitário e foram enviados de ajuda humanitária aviões para o Egipto”.

Por fim, Maria da Graça Carvalho pediu apoio da comunidade internacional para se chegar a uma solução no Médio Oriente. “É importante chegar a uma solução de paz, que acabe com a violência. Uma solução que acabe com a extrema violência a que estamos a assistir”, concluiu.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.