Press Maria da Graça Carvalho: “Fomos os primeiros do mundo a regulamentar a IA, o que nos dá uma vantagem competitiva muito grande”

News | 07-07-2023 in RTP

No programa Eurodeputados, da RTP, Maria da Graça Carvalho enalteceu a aprovação do Artificial Inteligence Act e os avanços europeus na área do digital. Na sua opinião, este pioneirismo concede à União Europeia (UE) uma “vantagem competitiva muito grande”. “Outros países irão inspirar-se no nosso regulamento”, destacou a eurodeputada do PSD. “O facto de sermos os primeiro tem essa vantagem. Vamos ser o standard para a IA no mundo”.

Maria da Graça Carvalho disse ainda não estar preocupada com a Inteligência Artificial (IA), acrescentando que o medo que se instala na sociedade “acontece sempre nas transições tecnológicas, pois há sempre riscos”. No entanto, a IA é um “conjunto de tecnologias que não são novas”, realça a eurodeputada, e que nos podem “ajudar muito”, em áreas do dia-a-dia como a gestão de trânsito, a saúde, a educação, a energia e as alterações climáticas. Devemos, portanto, aproveitar os seus benefícios, enquanto procuramos diminuir os riscos associados.

“Felizmente a Europa tem uma posição firme em relação às novas tecnologias e à ciência, que é basear todos esses desenvolvimentos em valores e na ética”, evidenciou a eurodeputada, salientando que, também em questões da IA, existe um “enquadramento ético muito forte”.  “Desde o tempo do presidente Delors que temos uma política de ética das novas tecnologias e da ciência, um grupo europeu de ética que pode aconselhar o Conselho, Parlamento Europeu e, essencialmente, a Comissão Europeia em todas as políticas”, afirmou.

 

Clique aqui para ver o episódio completo.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.