Press Maria da Graça Carvalho defende maior simbiose entre a Saúde, a Ciência e a Investigação

News | 06-03-2023 in Expresso

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, foi uma das convidadas do projeto “50 mulheres, 50 ideias para a Saúde”, promovido pelo Expresso em celebração dos seus 50 anos.

Convidada a indicar uma ideia que gostaria de ver implementada em Portugal no setor da saúde nos próximos anos, realçou a necessidade de se aproximar a ciência, a academia e os sistemas de saúde, de modo a se encontrarem soluções inovadoras para os problemas e se promoverem carreiras mais aliciantes para os profissionais de saúde.

“A principal medida seria uma estreita colaboração entre o sistema científico e académico e os sistemas de saúde”, defendeu a eurodeputada do PSD. Esta aproximação deverá ser realizada em dois eixos fundamentais:

  • No eixo do financiamento: Deve-se aumentar o financiamento à investigação científica na área da saúde em Portugal. Existe uma recomendação internacional que 2% do orçamento da saúde deveria ser aplicado em ciência e inovação, mas vários países europeus, incluindo Portugal, estão longe de alcançar esta meta;
  • No eixo das carreiras: É essencial dar-se uma maior possibilidade a um clínico de ser também investigador e prosseguir doutoramentos, compatibilizando a carreira clínica com a carreira académica, algo que, apesar de previsto na lei, não é totalmente realizado, havendo ainda grandes barreiras à entrada nas universidades.

 

Estes são eixos essenciais para que se melhore a área da Saúde em Portugal, pelo que país deve, então, procurar esta “maior simbiose entre estes três componentes: o ensino da medicina, a carreira académica e os prestadores de cuidados de saúde”.

 

Clique aqui para ler o artigo completo no site do Expresso.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.