Press Carta da Europa Nº152

Press Releases | 21-11-2020 in Carta da Europa

RESOLVER O PRESENTE. PREPARAR O FUTURO.

O esforço negocial do Parlamento Europeu assegurou o financiamento digno de áreas como a Ciência, a Saúde e a Educação no próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-27. Todas fundamentais para respondermos aos desafios do presente, incluindo o combate à Covid-19, sem descurar o futuro da União.

No que respeita ao QFP, destacam-se, pelo papel transversal da Ciência e Inovação, o reforço do programa-quadro Horizonte Europa, incluindo o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Mas também os programas Erasmus, Europa Criativa e Digital Europe. Importante será ainda a articulação destes fundos com o Plano de Recuperação Next Generation Europe.

Existem inúmeras oportunidades para Portugal, saibamos nós aproveitá-las. Ao nível do Horizonte Europa, as instituições nacionais poderão entrar em consórcios, participar em investigação de excelência do European Research Council, integrar missões que visam revolver problemas como o cancro, as alterações climáticas, a criação de cidades sustentáveis, a alimentação saudável, os temas do mar. E teremos as parcerias industriais, abrangendo áreas como aeronáutica, hidrogénio, medicamentos, saúde global.

A aposta na ciência e nas tecnologias será fundamental para as transições verdes e digital nos vários setores da economia e da sociedade, incluindo na Indústria e na produção energética.

Combater a Covid-19 através da Ciência

O combate contra a COVID-19 tem sido uma prioridade do PSD, que através de diversas iniciativas tem apelado a mais cooperação internacional e investigação para o desenvolvimento de uma vacina. O PSD foi pioneiro na interpelação à Comissão Europeia exigindo mais investimento em tecnologia para testes rápidos da Covid-19 e a sua generalização, bem como a criação de um organismo que coordenasse a investigação biomédica ao nível da UE, algo agora concretizado.

EIT – Triângulo do Conhecimento

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) é uma entidade única do Horizonte Europa, que combina todo o triângulo do conhecimento: Educação, Ciência e Inovação. Em Portugal, a comunidade EIT abrange 34 organizações, nas áreas de Clima, Digital, Energia, Saúde, Matérias-Primas e Alimentação. O Windfloat, em Viana do Castelo, um parque eólico offshore, é um exemplo de um projeto nacional apoiado pelo EIT.

Leia a edição nº 152 da Carta da Europa.
psdparlamentoeuropeu.pt/pdf/carta_da_europa_152.pdf