Press Entre a crise das vacinas e uma guerra comercial

Opinion Articles | 17-03-2021 in Diário de Notícias

Não há outra forma de o dizer: a União Europeia (UE) tem um problema sério com as vacinas da covid-19. As dúvidas em relação à fórmula de Oxford/AstraZeneca, agora também suspensa em Portugal, são apenas mais uma contrariedade num processo que já se vem tornando insustentável há algum tempo.

Por falta de lotes disponíveis não estamos a conseguir imunizar os nossos cidadãos ao ritmo previsto, com consequências em termos de saúde pública e na retoma da atividade económica. Ao mesmo tempo, somos os maiores exportadores mundiais de vacinas. E para países que estão longe de nos demonstrar reciprocidade.

Em seis semanas, de acordo com uma contabilidade recente, a Europa exportou 36 milhões de doses. O Reino Unido e os EUA, com percentagens de população vacinada infinitamente superiores às da UE (que continua abaixo dos 10%), são os principais importadores. Mas ambos têm bloqueado ou condicionado as vendas para o espaço europeu.

No caso dos norte-americanos, apesar das promessas de abertura de Joe Biden, vigora um embargo formal às exportações em tudo semelhante à famosa doutrina "America First" de Donald Trump. Os britânicos, embora sem essa posição oficial, estão na prática focados no abastecimento doméstico, com a agravante de a vacina que produzem estar a suscitar dúvidas quanto à sua segurança.

Neste contexto, ao nível da UE, têm crescido os apoiantes de um bloqueio integral às exportações. Este, sublinhe-se, não iria afetar os países pobres e em desenvolvimento, abrangidos por um mecanismo específico de cooperação - o COVAX - que, de resto, foi recentemente reforçado em mais 500 milhões de euros pela Comissão Europeia.

No entanto, não deixaria de ser uma opção indesejável e com os seus próprios riscos.
Desde logo, o risco de represálias, nomeadamente por parte de países fornecedores de componentes indispensáveis para a produção das vacinas. Em poucas palavras: abriria o caminho a uma guerra comercial. Mas também por penalizar a BionTech/Pfizer e a Moderna, que, sendo as grandes exportadoras de vacinas "made in the EU", são as únicas que têm cumprido escrupulosamente os contratos assinados com a Comissão Europeia.

Não é culpa destes fabricantes que vários Estados membros - dos quais Portugal é um exemplo notório - tenham abdicado de jogar pelo seguro, encomendando a totalidade das quotas que lhes cabiam em cada diferente vacina, em vez disso apostando as suas fichas nas soluções que lhes pareciam mais práticas, eventualmente mais económicas, mas que agora lhes estão a sair caras.

Outra questão em cima de mesa, até face à posição atual dos nossos tradicionais aliados, é o recurso a vacinas de origem russa e chinesa. Pessoalmente, não tenho objeções de princípio a qualquer vacina, desde que esta passe por uma avaliação rigorosa da Agência Europeia do Medicamento. Por outro lado, movimentações negociais isoladas de Estados membros, como aquelas a que temos assistido nos últimos tempos, só servirão para fragilizar a posição conjunta da Europa.

Em qualquer destes cenários, impõe-se uma reação musculada por parte da União Europeia, quer junto dos fabricantes quer dos países que estão a contribuir para a atual situação. A esse respeito - e digo-o com genuína tristeza -, a Presidência Portuguesa do Conselho tem primado por um ensurdecedor silêncio e por uma confrangedora inação. Como já o referi, assegurar o sucesso deste processo de vacinação era o grande desafio destes seis meses. António Costa ainda vai a tempo de se afirmar a nível europeu, mas, para que isso suceda, tem de rapidamente arregaçar as mangas e agir.