Intervenções Públicas

Palestras

O Ensino Superior e a Ciência na EU

2012-04-27

A convite do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Maria da Graça Carvalho, participou na qualidade de oradora, no seminário O Ensino Superior e a Ciência na União Europeia.

O Seminário teve lugar no Auditório E do centro de Congresso do ISEP e esteve subordinado ao tema das perspetivas de investigação no espaço comunitário.

Na qualidade de deputada ao Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho tem como um dos objectivos principais colocar os Jovens Portugueses na frente da construção Europeia. Durante a sua intervenção, manifestou que a juventude é o futuro, e o investimento eficaz e atempado na juventude é essencial para garantir um futuro com mais riqueza, justiça social e felicidade.

Para a deputada, "a educação, a formação, a ciência e a inovação constituem os elementos essenciais de uma sociedade sustentável e estarão na base do desenvolvimento de todas as outras políticas. Só uma educação exigente garantirá a igualdade de oportunidades indispensável num País democrático". e acrescentou que as Instituições de Ensino Superior são actores chave no futuro da Europa e na transição para uma sociedade baseada no conhecimento, sendo necessária uma reestruturação e modernização das Instituições de Ensino Superior para fazer face à competição global na educação, investigação e inovação.

Maria da Graça Carvalho considera "urgente" desenvolver novos modelos de governação e unir os actores no triângulo do conhecimento (educação, ciência e inovação).