Imprensa

Comunicados

Medidas de Simplificação para a Ciência e Inovação propostas por Maria da Graça Carvalho estendidas a todos os programas europeus

Medidas de Simplificação para a Ciência e Inovação propostas por Maria da Graça Carvalho estendidas a todos os programas europeus

2012-02-09 - Informação à Imprensa

A Comissão Europeia apresentou hoje a agenda para a simplificação do futuro quadro financeiro plurianual (2014-2020): um texto que reúne as 120 propostas de simplificação de acesso aos fundos europeus que têm vindo a ser apresentadas.

As medidas de simplificação das regras de governação do financiamento comunitário inclui entre outros, as PME´s, cidades e regiões, estudantes e investigadores. Esta Simplificação está prevista em todas as áreas que fazem parte do próximo Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020. O objectivo destas medidas é tornar o acesso ao financiamento europeu mais simples, mais atractivo e mais acessível. O financiamento europeu, declara a deputada, "representa um papel importantíssimo no crescimento da economia e na criação de empregos."                                                 

Para Maria da Graça Carvalho, a comunicação da Comissão Europeia é uma "excelente notícia" e afirma que é "muito gratificante ver que as regras por mim propostas no relatório para a simplificação das regras de participação dos programas de ciência e inovação, foram estendidas a todos os programas europeus,  nomeadamente  agricultura e fundos estruturais"

A comunicação da Comissão Europeia, inclui as 71 recomendações propostas no relatório para a Simplificação dos Programas de Ciência e Investigação da autoria de Maria da Graça Carvalho, o qual foi aprovado no Parlamento Europeu em 11 de Novembro de 2010 e contou com o apoio de todos os grupos políticos.   

Contudo, a deputada europeia considera importante que o Parlamento Europeu e os Estados Membros cheguem a um acordo "para reduzir os trâmites burocráticos de modo a que os cidadãos europeus possam aceder ao financiamento comunitário".

Maria da Graça Carvalho foi nomeada esta semana relatora do PPE para a opinião da Comissão dos Orçamentos para acompanhar os relatórios do Programa Quadro Horizonte 2020.