Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho, melhor Eurodeputado 2011 para a Investigação e Inovação

2011-11-29 - Informação à Imprensa

A eurodeputada portuguesa do PSD, Maria da Graça Carvalho, recebeu hoje em Bruxelas o prémio de melhor deputado  ao Parlamento Europeu 2011 na área da Investigação e Inovação.

Durante a cerimónia de entrega dos prémios, a eurodeputada declarou que o prémio atribuído se trata de uma "vitória" da Comissão de Indústria, Investigação e Energia e da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu, das quais é membro.

Maria da Graça Carvalho defendeu também que a investigação "é essencial para o futuro da Europa e que por este motivo, precisamos de programas simples e bem financiados com as prioridades certas". A concluir, recordou que estas têm sido as suas cruzadas no último ano.

Os Prémios de Melhor Deputado ao Parlamento Europeu, é uma iniciativa da revista The Parliament Magazine. Com três finalistas em cada uma das 16 categorias, Maria da Graça Carvalho foi escolhida pelos restantes eurodeputados, e hoje realizou-se a cerimónia de entrega dos troféus.

Durante o seu trabalho no Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho tem-se dedicado às áreas da Investigação e Inovação, nomeadamente:  

  • Simplificação: Foi relatora para a Simplificação dos Programas de Ciência e Inovação. No documento, o qual mereceu o apoio de todos os grupos políticos, foram apresentadas 71 recomendações com o objectivo de tornar a participação no actual Sétimo Programa-Quadro de Investigação da UE mais atractiva e mais acessível para os melhores investigadores e para as empresas mais inovadoras, sobretudo para as pequenas e médias empresas (PME).
  • Financiamento da Ciência e da Inovação: Na qualidade de membro da Comissão SURE, Maria da Graça Carvalho tem-se batido pelo aumento do financiamento na Ciência e na Inovação. Neste âmbito, fez parte do grupo de deputados que recomendou a duplicação do orçamento para o próximo programa quadro de Ciência e Inovação. Foi também responsável pela criação de um documento interno sobre as sinergias entre o programa quadro de investigação e os fundos estruturais.
  • HORIZON 2020: Na qualidade de membro da Comissão ITRE e da Comissão dos Orçamentos, Maria da Graça Carvalho tem estado envolvida na criação do futuro programa quadro para a Ciência e a Inovação com o objectivo de que o próximo programa quadro esteja baseado em três pilares fundamentais: um pilar orientado para a ciência, um segundo pilar orientado para os grandes desafios societais e um terceiro pilar orientado para a indústria.