Imprensa

Imprensa

Grupo de amizade parlamentar CV / UE analisam parceria especial (RTC)

2012-05-01

Maria da Graça Carvalho e os deputados europeus Nuno Melo e Ines zuber, mantiveram um encontro em Bruxelas com o Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, no âmbito da sua visita à Europa (ver reportagem da reunião aqui).

Entre os assuntos tratados ddurante o encontro, cumpre destacar o reforço da parceria especial com a Europa.

Para além do eixo segurança/estabilidade constantes da parceria, Cabo Verde pretende, entre outras áreas, desenvolver a cooperação no domínio das novas tecnologias de comunicação para dinamizar a sociedade de informação e conhecimento.

Maria da Graça Carvlho, co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia), constituiu em Junho de 2010, o Grupo de Amizade com Cabo Verde no Parlamento Europeu. Com esta iniciativa, a deputada pretende, "aprofundar as relações entre Cabo Verde e a União Europeia em matérias de desenvolvimento sustentável, energia, investigação científica, educação e política de vizinhança, entre outros".

Durante a sua visita à capital europeia, o Primeiro Ministro José Maria Neves reuniu também com o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Na imagem, Maria da Graça Carvalho com o Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e com a embaixadora de Cabo Verde na Bélgica, Maria de Jesus Mascarenhas.