Causas

Países em Desenvolvimento

Criação do Grupo de Amizade com Cabo Verde no Parlamento Europeu

2010-06-08

Por iniciativa da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, foi hoje constituído em Bruxelas o Grupo de Amizade com Cabo Verde no Parlamento Europeu. A deputada, que é co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia), pretende com esta iniciativa, "aprofundar as relações entre Cabo Verde e a União Europeia em matérias de desenvolvimento sustentável, energia, investigação científica, educação e política de vizinhança, entre outros".

Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho referiu que "Cabo Verde é o único país ACP a ter o estatuto de Parceria Especial com a União Europeia. A iniciativa de criação de um Grupo de Amizade do Parlamento Europeu tem como objectivo analisar os mecanismos disponíveis para aprofundar a relação entre Cabo Verde e a UE, nomeadamente através das estratégias regionais e da política de vizinhança".

Os deputados presentes manifestaram interesse em trabalhar em conjunto para a criação de uma estratégia regional entre Cabo Verde, UE e as regiões vizinhas, segundo princípios utilizados nas estratégias para as regiões do Mediterrâneo, do Báltico e do Danúbio. Decidiram ainda analisar a possibilidade de desenvolver um programa de investigação a grande escala, à semelhança do programa BONUS-169 (programa conjunto de investigação e desenvolvimento para a região do mar Báltico), que será aprovado brevemente pelo Parlamento Europeu.

Na preparação do Grupo de Amizade com Cabo Verde, Maria da Graça Carvalho teve em conta os contributos do deputado Diogo Feio e do ex deputado Europeu Ribeiro e Castro. Este último, em coordenação com a deputada Ana Gomes, foram os primeiros a alimentar a ideia da criação deste grupo que hoje se concretiza.

Durante a reunião de hoje estiveram presentes a Embaixadora de Cabo Verde, Maria de Jesus Mascarenhas, representantes de embaixada de Cabo Verde em Bruxelas, os portugueses Paulo Rangel, Vital Moreira, Ilda Figueiredo, Nuno Melo, Mário David, Capoulas Santos, Ana Gomes, Nuno Teixeira, Diogo Feio e José Manuel Fernandes. Participaram ainda deputados europeus de vários grupos políticos, membros do Grupo de Conselheiros do Presidente Barroso e outros representantes de Comissão Europeia.

Informação adicional: