Work in Parliament Maria da Graça Carvalho: “REMIT remete-nos para uma dimensão fundamental: a confiança”

Report: Wholesale Energy Market Integrity and Transparency (REMIT) | 29-02-2024

Maria da Graça Carvalho destacou, em Plenário, na passada quinta-feira dia 28 de fevereiro, no debate final sobre o Regulamento de Proteção da União Contra a Manipulação do Mercado Grossista da Energia (REMIT), do qual foi relatora-principal, a confiança “nos mercados, nos operadores, no setor financeiro e nos consumidores europeus, particulares e empresas”.

“A invasão da Ucrânia pela Rússia (...) tornou clara a necessidade de reforçarmos os mecanismos que nos protegem destas crises”, prevenindo as “tentativas de manipulação dos mercados”, disse a eurodeputada do PSD. Nesse sentido, procurou reforçar uma “dimensão europeia fortalecida, coerência legislativa e transparência, e um mercado reforçado”.

Após a aprovação do relatório por larga maioria, com 440 votos a favor, 31 abstenções e 32 votos contra, Maria da Graça Carvalho mostrou-se “satisfeita por ter sido possível chegar a este consenso”, desejando celeridade aos Estados-membros na aplicação das normas, que, concluiu, “são importantes para a resiliência e autonomia estratégica da União Europeia”.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.