Work in Parliament Maria da Graça Carvalho apela à aceleração do lançamento da KIC da Água e dos Oceanos

Other Activities | 11-01-2024

Maria da Graça Carvalho foi a coorganizadora do encontro da Water KIC, no dia 11 de janeiro, juntamente com os colegas eurodeputados Pernille Weiss e Christian Ehler. O evento contou com a participação da Comissária Illiana Ivanova, do Director do EIT, Martin Kern, e de dezenas de stakeholders.

Na sua intervenção, a eurodeputada do PSD começou por destacar a importância do modelo KIC (Knowledge and Innovation Community), “uma ferramenta eficaz que tem potenciado a colaboração e a coordenação de áreas-chave, unindo as organizações e impulsionando a inovação em toda a União”.

A KIC da Água e dos Oceanos é uma iniciativa que visa promover a inovação e a cooperação em áreas como a escassez de água, a qualidade da água, a pesca sustentável, o tratamento de água e de águas residuais, a preservação dos oceanos, a gestão dos ecossistemas marinhos e de água doce, as matérias-primas críticas e a economia circular.

“As nove KICs que estão ativas desde 2009 comprovam que a interação entre as três áreas de atividade que compõem o chamado triângulo do conhecimento - educação, investigação e inovação - é a melhor maneira de garantir a criação de ecossistemas inovadores”, referiu Maria da Graça Carvalho.

A eurodeputada, que foi uma das impulsionadoras desta KIC, considera que existe uma “clara fragmentação das atividades científicas e tecnológicas nestas áreas”, havendo uma necessidade crescente de” iniciativas inovadoras, de cooperação entre público e privado, que englobe diferentes setores”.

“A KIC da Água e Oceanos é a oportunidade certa para juntar empresas, centros de investigação e universidades, permitindo o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, o desenvolvimento de novas empresas e a formação de uma nova geração de empreendedores”, diz Maria da Graça Carvalho.

A eurodeputada do PSD deixou ainda recomendações para que qualquer consórcio que venha a realizar-se no futuro seja:

  • Baseado na excelência
  • Bem estruturado e guiado por uma liderança forte
  • Focado no triângulo do conhecimento
  • Geograficamente equilibrado
  • Sinérgico e projetado para uma dimensão internacional.

“Iremos continuar a pressionar a Comissão Europeia para que acelere os procedimentos de lançamento desta KIC, esperando que seja ainda antes de junho de 2024”, concluiu Maria da Graça Carvalho.

 

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.