Na qualidade de copresidente do MEP Heart Group, Maria da Graça Carvalho foi esta terça-feira uma das oradoras da conferência "Tackling the cardiomyopathy burden to improve cardiovascular health in Europe". Neste evento, que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, foi lançado o roteiro Cardiomyopathies Matter, o primeiro relatório a recomendar soluções políticas para as necessidades não atendidas e desafios enfrentados pelos pacientes que vivem com cardiomiopatias na Europa.
"Abordar as doenças cardiovasculares deve ser uma prioridade para a União Europeia. Apesar de afetar mais de 60 milhões de europeus e causar cerca de um terço de todas as mortes, as Doenças Cardiovasculares (CVD, na sigla inglesa) atraem muito menos financiamento para investigação do que outras áreas de doenças. Para doenças cardíacas hereditárias, como cardiomiopatias, as lacunas na investigação são particularmente substanciais. Como copresidente do MEP Heart Group, lutar contra as (CVD) na Europa tem sido uma prioridade para mim há anos e estou muito feliz por ver interesse crescente nas CVD, tanto a nível político como a nível da sociedade civil", começou por constatar a eurodeputada do PSD, que é vice-coordenadora do Grupo do Partido Popular Europeu na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia.
"Estou muito satisfeita por estar convosco hoje no lançamento do roteiro Cardiomyopathies Matter, que oferece recomendações semelhantes para os vários desafios e necessidades não atendidas em cardiomiopatias. As recomendações a nível da UE e a nível nacional, ambas com base nas estruturas existentes e explorando oportunidades na legislação futura, representam um plano abrangente de como deve ser o futuro dos cuidados e da investigação em cardiomiopatia. Gosto particularmente da abordagem centrada no paciente do Roteiro, que é um valor fundamental que vem impulsionando o meu trabalho na área da saúde há anos", sublinhou a ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, que é relatora do Parlamento Europeu para as parcerias estratégicas do programa-quadro de ciência e inovação da UE: Horizonte Europa.
LEIA AQUI O ROTEIRO CARDIOMYOPATHIES MATTER