Press Eurodeputada Maria da Graça Carvalho chama a atenção para o problema da seca no Algarve

News | 07-02-2024 in Sul Informação

A eurodeputada Maria da Graça Carvalho (PSD) criticou ontem, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a ausência de soluções para o problema da falta de água em Portugal, nomeadamente no Algarve, considerando que o governo em funções, “em vez de agir, limita-se a reagir às crises”.

“É o que está a fazer agora, perante uma grave seca, na região do Algarve, que ameaça a produção agrícola, o turismo e o próprio abastecimento urbano”, denunciou.

Intervindo num debate sobre “a crise da água e da seca na UE como consequência da crise climática e a necessidade de uma estratégia sustentável e resiliente para a Europa”, a eurodeputada recordou que “temos evidências científicas, mais do que suficientes, de que [estes problemas] decorrem das alterações climáticas, e terão tendência para se acentuarem no futuro, em especial nos países do Sul da Europa”.

Por isso, considerou que deveriam ser agilizadas “medidas visando a poupança e a reutilização da água. E também, nos casos em que tal se justifique, o recurso a soluções como a dessalinização”.

Também em relação à União Europeia no seu conjunto, Maria da Graça Carvalho considerou ser necessário procurar melhores soluções. “Precisamos de uma Estratégia Europeia para a Água. Precisamos de mais ciência e inovação nesta área”, disse.

E recordou: “É por isso que me tenho batido pela criação de uma Comunidade de Conhecimento e Inovação, no âmbito do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, dedicada ao estudo da água. Uma iniciativa em que, espero, o meu país venha a assumir um papel importante”.

Link do artigo: https://www.sulinformacao.pt/2024/02/eurodeputada-maria-da-graca-carvalho-chama-a-atencao-para-o-problema-da-seca-no-algarve/ 

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.