Personal Campaigns

Developing Countries

Visita oficial do Presidente de Cabo Verde a Parlamento Europeu

2013-09-30

Maria da Graça Carvalho organizou um evento cultural no Parlamento Europeu no âmbito da visita oficial do Presidente da República de Cabo Verde ao Parlamento Europeu. O evento cultural incluiu a actuação da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira e contou com os discursos do Presidente da República de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca e da deputada Maria da Graça Carvalho

Após o evento cultural teve lugar um jantar na sala presidencial do Parlamento Europeu em honra do Presidente da República com a presença de Mairead McGuinness, Vice-presidente do Partido Popular Europeu PPE; José Pinto Teixeira Embaixador da UE em Cabo Verde, Domingos Fezas Vital Embaixador de Portugal na Bélgica; Maria de Jesus Mascarenhas, Embaixadora de Cabo Verde na Bélgica, membros do Parlamento Europeu, membros do Grupo de Amizade com Cabo Verde, representantes da Comissão Europeia, e uma delegação de Cabo Verde.   

O Presidente de Cabo Verde foi convidado pelo Parlamento Europeu para visitar a instituição. O Presidente também realizou uma troca de pontos de vista sobre os desenvolvimentos socio-económicos de Cabo Verde e as suas relações com a União Europeia na reunião conjunta das Comissões de Assuntos Externos AFET e Desenvolvimento DEV do Parlamento Europeu. 

O Grupo de Amizade com Cabo Verde do Parlamento Europeu foi criado em Junho de 2012, por iniciativa de Maria da Graça Carvalho. A deputada, que é co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia), pretende com esta iniciativa, "aprofundar as relações entre Cabo Verde e a União Europeia em matérias de desenvolvimento sustentável, energia, investigação científica, educação e política de vizinhança, entre outros".

Na imagem o Presidente da República de Cabo Verde, a Professora Maria da Graça Carvalho e a cantora Nancy Vieira.