Biografia

home :: biografia :: curriculum

Curriculum

Maria da Graça Carvalho é Deputada do Parlamento Europeu, pelo Grupo do Partido Popular Europeu - PPE, desde 14 de Julho de 2009. É membro efectivo na Comissão da Indústria, Investigação e da Energia, membro suplemente na Comissão dos Orçamentos. É membro efectivo na Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE. Foi eleita co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia). É membro suplente na da Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo. Em Maio de 2010 foi nomeada relatora do processo de definição das regras de participação nos actuais e nos futuros programas europeus de ciência e inovação. Em Novembro de 2011 recebeu o prémio de melhor deputado  ao Parlamento Europeu 2011 na área da Investigação e Inovação. Em Fevereiro de 2012 foi nomeada relatora do programa específico de execução do programa Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020). Foi membro suplente na Comissão Especial temporária do Parlamento Europeu sobre os Desafios Políticos e os Recursos Orçamentais para uma União Europeia Sustentável Após 2013.

Maria da Graça Carvalho foi, desde 1 de Abril de 2006 a 13 de Julho de 2009, Conselheira Principal do BEPA - Bureau of European Policy Advisers, um Departamento da Comissão Europeia que reporta directamente ao Presidente da Comissão Europeia. Coordenou a área social e teve a seu cargo pessoal as áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação, Energia, Ambiente e Alterações Climáticas.

Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional, Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, Directora-Geral do GRICES - Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior e Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros. Foi membro do Conselho Directivo e Presidente-Adjunto do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

É Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST desde Junho de 1992. Em 1983, fez o doutoramento no Imperial College de Londres. Participou e coordenou um grande número de projectos internacionais de I&D. Publicou 115 artigos em revistas científicas internacionais e mais de 300 artigos em livros e actas de conferências internacionais. Publicou 2 livros em editoras internacionais sobre energia e editou 14 livros e números especiais de revistas internacionais. A sua principal área de investigação é Energia, Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Alterações Climáticas. Orientou 6 alunos de pós-doutoramento, 17 de doutoramento e 18 de mestrado.

É membro de 20 associações científicas nacionais e internacionais e "fellow" do AIAA-American Institute of Aeronautics and Astronautics, da AAAS-American Association for the Advancement of Science e da WAAS - World Academy of Art and Science. É membro "Conselheiro" da Ordem dos Engenheiros. Foi membro fundador da Academia de Engenharia. Desde Março 2009 é Sócio Correspondente da Academia das Ciências, Secção: 7ª - Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas. Foi condecorada pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública. Foi condecorada com o Superior Grau de Grã-Cruz pela Chancelaria da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil.

Março de 2012

Ver versão curta do CV

Ver versão integral do CV