Imprensa

Comunicados

"Urge aumentar o orçamento comunitário para a ciência"

"Urge aumentar o orçamento comunitário para a ciência"

2011-09-26 - Informação à Imprensa

Na qualidade de relatora  do Partido Popular Europeu para a opinião da Comissão dos Orçamentos do parecer sobre o quadro estratégico comum de financiamento da investigação e inovação da UE para o período pós-2013, Maria da Graça Carvalho interveio hoje no debate da sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho, congratulou-se pelo facto de este documento, o qual será votado amanhã, contemplar as suas propostas. Nomeadamente:

  • O aumento do orçamento do próximo Programa-Quadro para a investigação e inovação;
  • A coordenação deste com os fundos estruturais;
  • A inclusão do conceito "caminho para a excelência";
  • A criação das condições para um maior envolvimento da indústria, e em particular das PME;
  • A promoção da participação de jovens investigadores;
  • A simplificação administrativa e financeira.

Maria da Graça Carvalho defende que a investigação e a inovação são dois pilares "fundamentais" para o desenvolvimento económico e a criação de emprego na Europa, e considera "crucial" aumentar a parcela do financiamento que é atribuída à investigação e inovação dentro do orçamento global da UE.

Em relação ao conceito "caminhos para a excelência", a deputada europeia, acredita que "é muito importante criar as condições para a participação de pequenas unidades, embriões de excelência, como pequenos grupos de investigação e novas empresas inovadoras".

Maria da Graça Carvalho congratulou-se com a importância que é atribuída às PME neste relatório, e declarou que é "fundamental facilitar a participação das PME nos programas de investigação e inovação da UE e melhorar o seu acesso ao financiamento".

A concluir, a deputada fez referência aos jovens declarando que o desemprego de jovens altamente qualificados é um "flagelo" em vários países da UE, e defendeu que "a participação destes jovens em projectos de investigação será duplamente benéfica: pelo dinamismo e espírito inovador que estes jovens imprimirão aos projectos e pela contribuição que o Programa Quadro dará para uma mais rápida entrada dos jovens qualificados no mercado de trabalho".