Imprensa

Comunicados

Universidade de Verão do PPE - Abordagens sectoriais

2010-09-16 - Informação à Imprensa

A deputada Maria da Graça Carvalho participa na Universidade de Verão do Grupo do Partido Popular Europeu, maior grupo político do Parlamento Europeu, que decorre nos próximos dias 16, 17 e 18 de Setembro em Budapeste.

A Universidade de Verão, intitulada "Crise na Europa" debate nesta edição a actual crise que a Europa atravessa nomeadamente a lenta recuperação, a grave crise social e as dificuldades de consolidação fiscal.

Num momento de grandes desafios, a Universidade de Verão é uma oportunidade única para decisores políticos europeus, líderes no sector privado, e especialistas do mundo académico mundial, trocarem ideias sobre soluções para a crise.

A deputada Maria da Graça Carvalho dará o seu contributo através de uma apresentação sobre "Abordagens Sectoriais" no âmbito da política industrial e energética após Copenhaga.

Na mesa redonda "Política Europeia Energética e Industrial após Copenhaga e a Crise", Graça Carvalho levará à discussão "a pertinência de considerar iniciativas sectoriais como forma de acelerar a resposta perante as alterações climáticas, aumentando a competitividade dos mercados, promovendo a inovação tecnológica e difundindo as melhores práticas no mundo industrial". Definirá também os diferentes cenários de incorporação das abordagens sectoriais nos três cenários possíveis das negociações internacionais perante um acordo global, no âmbito do segundo período de cumprimento do protocolo de Kyoto e na ausência de um acordo internacional. Também analisará como podem contribuir para a política europeia.

Com este debate, Maria da Graça Carvalho acredita que "é possível acelerar a resposta perante as alterações climáticas bem como encontrar caminhos complementares para os países que não estão preparados para assumir os compromissos mas que têm os maiores índices de emissões".

Maria da Graça Carvalho participará na mesa redonda "Política Europeia Energética e Industrial após Copenhaga e a Crise" na Sexta-feira 17 de Setembro. A deputada de ITRE Pilar del Castillo será moderadora e Péter Olajos, Secretario de Estado Responsável pelas Energias Renováveis, ex-MPE do PPE, é o orador convidado. Para além de Maria da Graça Carvalho, do painel de oradores da mesa redonda cumpre destacar Gordon Moffat, Director Geral da EUROFER; Roland-Jan Meijer, Vice-Presidente Assuntos Ambientais da Holcim; William C Ramsay, IFRI, senior Fellow, Director do Programa Energia.