Intervenções Públicas

Palestras

Seminário na Fundação Champalimaud sobre o Programa Específico de Execução do Horizonte 2020

2012-04-13

Na qualidade de relatora para o Programa Específico de Execução do Horizonte 2020 Programa-Quadro Europeu de Investigação e Inovação (2014-2020, Maria da Graça Carvalho organizou um Seminário em Lisboa no âmbito da elaboração do relatório.

O Seminário teve lugar no dia 13 de Abril na Fundação Champalimaud, e contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira e da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho realizou uma apresentação sobre o programa, as suas prioridades e os próximos pasos. A concluir, explicou os seus contributos para o relatório para o Programa Específico de Execução do Horizonte 2020.

O objectivo desta consulta pública, foi auscultar todos os interessados neste debate, universidades, centros de investigação e empresas para recolher contributos sobre o Horizonte 2020. O evento contou com cerca de 400 participantes.

Na elaboração deste relatório, Maria da Graça Carvalho reagirá ao texto que a Comissão Europeia apresentou em 30 de Novembro de 2011 e irá "definir os modos de participação e os detalhes" das três prioridades estabelecidas no Horizonte 2020: a «Excelência na Ciência», a criação de «Liderança Industrial» e respostas aos «Desafios Societais».

O Programa Específico de execução do Programa Quadro Horizonte 2020, da responsabilidade de Graça Carvalho, definirá os objectivos e as linhas gerais das actividades das três prioridades. A deputada acredita que este relatório é "crucial" para a Europa pois "ditará as prioridades europeias em matéria de ciência e inovação até 2020".