Imprensa

Comunicados

Rio+20 é uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a transição para uma economia verde a nível global

Rio+20 é uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a transição para uma economia verde a nível global

2011-09-28 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho participou hoje no debate que decorreu no Parlamento Europeu em Estrasburgo sobre os objectivos da UE para a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável (Cimeira Rio+20), que se realiza no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de Junho de 2012.

Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho alertou para o facto de que apesar dos progressos realizados ao longo das duas décadas que se seguiram à Cimeira do Rio, muitos dos compromissos assumidos em termos de desenvolvimento sustentável "ainda não foram cumpridos".

Para a deputada europeia, o Rio+20 representa "uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a transição para uma economia verde a nível global". E acrescentou que "a transição para uma economia verde exige uma transformação radical do sector da energia que passa pela promoção das energias renováveis e da eficiência energética. As energias renováveis e a eficiência energética têm potencial para atenuar as alterações climáticas, contribuir para o desenvolvimento social e económico, melhorar a segurança do abastecimento e proporcionar benefícios para o ambiente e a saúde".

Nesse sentido, Maria da Graça Carvalho realçou "a importância da inovação e a necessidade de cooperação científica e tecnológica e da transferência de tecnologias na promoção do desenvolvimento sustentável".

A terminar considerou "fundamental" apoiar programas de educação e formação, "nomeadamente para os jovens, em todos os países pois a promoção de novas competências ajudará a criar novos empregos e a diminuir as injustiças sociais".

A proposta de resolução vai ser votada amanhã no Parlamento Europeu de Estrasburgo.