Imprensa

Comunicados

Relatório de Maria da Graça Carvalho para a Simplificação dos Programas de Ciência e Inovação é votado amanhã

2010-09-29 - Informação à Imprensa

O relatório vai redefinir as regras de participação dos actuais e futuros Programas Europeus de Ciência e Inovação

Entre as prioridades destaque para a Simplificação administrativa e financeira; mais qualidade, acessibilidade e transparência; criação de sinergias entre programas e instrumentos e o Futuro Oitavo Programa Quadro

O Relatório para a Simplificação das Regras de Participação dos actuais e futuros Programas Europeus de Ciência e Inovação da autoria de Maria da Graça Carvalho, é votado amanhã na reunião da Comissão de Indústria, Investigação e Energia às 10h00 na sala PHS 2Q2 do Parlamento Europeu.

Este relatório vai redefinir as regras de participação não só no Programa Quadro de Investigação (52 mil milhões de Euros), mas em todos os outros programas de Ciência e de Inovação, de modo a facilitar a participação e a elevar as taxas de execução dos mesmos. Presentemente as regras são muito complexas. Este relatório pretende ser o guião da participação nos actuais e futuros programas pós 2013.

Entre os aspectos prioritários do relatório, Maria da Graça Carvalho destaca "a questão da simplificação administrativa e financeira; a necessidade de melhorar a qualidade, acessibilidade e transparência; os benefícios das sinergias entre programas e instrumentos; bem como o Futuro Oitavo Programa Quadro". 

Com esta votação culmina o processo de consulta pública aberto por Maria da Graça Carvalho quando foi nomeada relatora em Maio deste ano. O objectivo era ouvir os vários parceiros, universidades, centros de investigação e empresas, para debater as principais regras de participação nos Programas Europeus de Ciência e Inovação.