Actividade Parlamentar

Intervenções em Plenário

Reindustrializar a Europa para promover a competitividade e a sustentabilidade

2014-01-14

Maria da Graça Carvalho participou hoje no debate da sessão plenária no Parlamento Europeu sobre Reindustrializar a Europa para promover a competitividade e a sustentabilidade.

Durante a sua intervenção, a deputada do PSD disse que é necessária uma nova política de inovação industrial para incentivar o desenvolvimento mais rápido e a comercialização de bens e serviços. É por isso, acrescentou que H2020 cobre todo o ciclo da investigação até ao mercado, e um de seus três pilares é inteiramente dedicado à competitividade industrial.

Graça Carvalho lembrou que a indústria é hoje em dia confrontada por uma série de constrangimentos e dificuldades, tais como o problema da falta de financiamento e excessiva regulamentação.

Por esse motivo, afirmou a eurodeputada, "é fundamental criar condições para maior investimento público e privado. Um instrumento crucial nesta área, é o novo orçamento da UE que coloca como prioridade políticas com grande impacto na reindustrilização, isto é, ciência, inovação, educação e apoio às PMEs".

Também referiu que é preciso melhorar a competitividade da indústria europeia através de regulamentação mais inteligente e de reformas estruturais nos Estados Membros favoráveis ao crescimento.

A concluir, a antiga Ministra de Ciência e Inovação sublinhou a importância do Mercado Único e disse que devemos aprofundar e completar o mercado interno e, em particular, três áreas centrais: energia, serviços e agenda digital. Só uma resposta a nível global conseguirá libertar o potencial da indústria europeia, tornando-a um motor de crescimento e de criação de emprego.