Actividade Parlamentar

Delegações Parlamentares

Delegação EUROMED

Plenário da Assembleia Parlamentar da União para Mediterrâneo

2014-02-08

Maria da graça Carvalho participou no Plenário da Assembleia Parlamentar da União para Mediterrâneo, que decorreu no Centro de Convenções Rei Hussein Bin Talal, na Jordânia, a 8 e 9 de fevereiro.

A sessão Plenária centrou-se no processo de paz do Médio-Oriente e a situação dos refugiados sírios na Turquia e Líbano.

A Assembleia Parlamentar para o Mediterrâneo (PAM) fez-se representar nesta sessão Plenária pelo Senador Dr.Mohammed Halaiquah que invocou o empenho em apoiar o processo democrático nos países do Sul do Mediterrâneo, promovendo iniciativas que estimulem o investimento e criação de emprego jovem na região.

Na sua apresentação, Maria da Graça Carvalho realçou o papel da educação no processo de paz no Médio Oriente referindo que é através da educação, da cultura, da ciência, da comunicação que se cria uma cultura de paz.

Salientou que é hoje em dia consensual que o investimento no Ensino Superior, Ciência e Inovação constitui o âmago do desenvolvimento económico e social, pelo que, a maneira como os países investirem no conhecimento determinará a sua capacidade de tirar partido de novas oportunidades suscitadas pela globalização, bem como a possibilidade de enfrentar os desafios locais e globais.

Fez referência aos programas desenvolvidos pela Europa [ERASMUS+], alavancados nas prioridades da UE a nível interno bem como na cooperação com países terceiros, que promovem parcerias, mobilidade multilateral e intercâmbios de estudantes, professores e investigadores entre a UE e países terceiros.

Reconheceu a necessidade de intensificar a utilização destes programas para dar a conhecer novos ambientes culturais e sociais, facilitando a compreensão de outras culturas e fazendo da Europa um actor global na construção da cultura da paz.