Imprensa

Comunicados

Partido Popular Europeu e Instituto Sá Carneiro debatem emprego jovem em Lisboa

2012-06-01 - Informação à Imprensa

O European Ideias Network EIN, um think tank do Partido Popular Europeu PPE, e o Instituto Sá Carneiro organizaram o seminário "Um projecto de esperança para as gerações futuras", que decorreu na sede do Parlamento Europeu em Lisboa, Centro Jean Monet, ontem e hoje.

O seminário contou com a presença do Senhor Primeiro-ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, que fex uma intervenção na sessão de abertura sobre a situação de Portugal e as respostas nacionais perante a crise económica que atravessa a Europa.

O evento, representou uma oportunidade para discutir o emprego jovem como resposta à inclusão social e dedicou especial atenção à educação e à formação ao longo da vida, bem como ao envelhecimento activo.

Durante os dois dias em que decorreu o seminário, os eurodeputados Vice-Presidentes do grupo parlamentar do PPE, Jaime Mayor Oreja e Paulo Rangel; membros do Parlamento Europeu; deputados à Assembleia da República; peritos europeus e portugueses na área da educação e do emprego jovem discutiram as respostas para o crescimento económico.

Entre os portugueses, cumpre destacar a participação do Presidente do Instituto Sá Carneiro, Carlos Carreiras; o coordenador do grupo europeu do CDS-PP, Nuno Melo, o ex-ministro de educação, David Justino; a assessora para a juventude do Presidente da República, Carla Mouro; bem como o Vice-Presidente do PSD, Manuel Rodrigues. Ver lista completa de oradores aqui.

Maria da Graça Carvalho presidiu o primeiro painel subordinado ao tema  "The role of continuous education and life long vocational training", onde participaram como oradores Georg HANF, Federal Institute for Vocational Education and Training; Alastair THOMSON, Principal Policy and Advocacy Officer, National Institute of Adult Continuing Education (England and Wales); Karsten ALBAEK, Senior Researcher, The Danish National Centre for Social Research; Pascaline DESCY, Head of Area Research and Policy Analysis, CEDEFOP e David JUSTINO, ex-Ministro para a educação.

 Na imagem, a deputada europeia com o Primeiro-Ministro, Dr Pedro Passos Coelho, durante o Seminario.