Imprensa

Comunicados

Partido Popular Europeu (PPE) realiza audição no Parlamento Europeu sobre o Relatório de Maria da Graça Carvalho

Partido Popular Europeu (PPE) realiza audição no Parlamento Europeu sobre o Relatório de Maria da Graça Carvalho

2010-08-30 - Informação à Imprensa

O relatório vai redefinir as regras de participação dos actuais e futuros Programas Europeus de Ciência e Inovação

O Partido Popular Europeu (PPE) realiza uma audição sobre o Relatório Simplificação das Regras de Participação dos actuais e futuros Programas Europeus de Ciência e Inovação da autoria de Maria da Graça Carvalho, que integra a Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE).

A audição terá lugar na próxima Quarta-feira entre as 15h00 e as 18h30 na sala ASP 3E2 do Parlamento Europeu. Contará com três paneis, um sobre o ponto de vista das Universidades, outro dos Centros de Investigação e o terceiro sobre a Indústria incluindo PMEs. A audição também dará conta do ponto de vista da Comissão Europeia.

O discurso de boas-vindas e as conclusões serão apresentados por Maria da Graça Carvalho. Os moderadores dos paneis são os deputados europeus Paul Rübig, Jean-Pierre Audy e Angelika Niebler. Do painel de oradores cumpre destacar: Richard Templer, Professor e Director na área do Clima do Imperial College; Jerzy Langer, Professor - Foreign Secretary da  Academia Europaea; Pam Fredman, Reitora da Universidade de Gothenburg e Presidente da Conferência dos reitores Suecos; Xavier Inglebert, Director de Recursos do Centro de Investigação Científica Nacional (CNRS); Ingrid Reynaert, Directora das Relações Académicas e Governamentais da Interuniversity Micro-Electronic Centre (IMEC); Christopher Hull, Secretário-Geral - European Association of Research and Technology Organisations (EARTO); Petri Liuha, Director, Nokia Research Center - Nokia; Jürgen Leohold, Director do Grupo de Investigação da Volkswagen; e Mónica Pedro, Directora do Serviço Jurídico e Financeiro da YDreams e a deputada europeia Ingeborg Gräßle. Em representação da Comissão Europeia estará presente Robert-Jan Smits, Director-Geral da DG Research.

Com esta audição culmina o processo de consulta pública aberto por Maria da Graça Carvalho quando foi nomeada relatora em Maio deste ano. O objectivo era ouvir os vários parceiros, universidades, centros de investigação e empresas, para debater as principais regras de participação nos Programas Europeus de Ciência e Inovação.

A deputada convidou também a estarem presentes na audição um grupo de portugueses membros de órgãos directivos do Ensino Superior, Vice-Reitores e Professores Catedráticos e Universitários e representantes de empresas na área da Ciência e Inovação.

A deputada europeia declara que o envolvimento dos cidadãos tem sido "enorme, o que mostra que a investigação científica tem uma importância muito grande no cenário europeu". E acrescenta que "Este envolvimento mostra também que é necessário redefinir o modelo existente. Estamos perante um dos maiores motores de crescimento da economia e temos de facilitar a participação e a continuidade no trabalho dos nossos investigadores".

Nos próximos meses este relatório vai redefinir as regras de participação não só no Programa Quadro de Investigação (52 mil milhões de Euros), mas em todos os outros programas de Ciência e de Inovação, de modo a facilitar a participação e a elevar as taxas de execução dos mesmos. Presentemente as regras são muito complexas. Este relatório pretende ser o guião da participação nos actuais e futuros programas pós 2013.

Maria da Graça Carvalho já apresentou em Julho passado o seu relatório aos Ministros de Ciência dos 27. O relatório será votado pela Comissão ITRE no final de Setembro e na sessão plenária de Outubro do Parlamento Europeu.

Texto integral da Comunicação da Comissão: http://ec.europa.eu/research/fp7/index_en.cfm?pg=documents

Para mais informações sobre as medidas adoptadas no passado e sobre a revisão do 7.° PQ, ver MEMO/10/156