Imprensa

Comunicados

Orçamento da UE dá prioridade a competitividade para o crescimento e o emprego

Orçamento da UE dá prioridade a competitividade para o crescimento e o emprego

2011-11-20 - Informação à Imprensa

Na qualidade de membro da comissão dos orçamentos, Maria da Graça Carvalho integrou a delegação do Parlamento Europeu que participou na reunião de conciliação do orçamento da UE para 2012 com a Comissão e com o Conselho.

Ao fim de 16 horas e meia de negociações, o Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a um acordo, pelo qual o Conselho adoptou a proposta final de orçamento para 2012 por unanimidade e concordou com a proposta do Parlamento Europeu, que propõe utilizar um montante de 200 milhões de euros a partir do instrumento de flexibilidade.

Para Maria da Graça Carvalho, "a disponibilização de estes 200 milhões de euros corresponde a preocupação do Parlamento Europeu para fomentar a competitividade, tendo como objectivo impulsionar o crescimento e o emprego como forma de combate à crise económica".

As áreas prioritárias do orçamento da UE, dizem respeito à competitividade para o crescimento e o emprego, por exemplo (programa para o empreendedorismo e a inovação, a cooperação-energia, a Investigação das PME, o Erasmus Mundus e a Investigação energia).

Em relação ao Projecto ITER, está previsto um diálogo que terá lugar no dia 23 de Novembro, e que pretende encontrar uma solução antes do final do ano.

Ver notícia relacionada aqui.