Imprensa

Comunicados

"O Quadro Comunitário é essencial para a saída da crise"

"O Quadro Comunitário é essencial para a saída da crise"

2013-01-08 - Informação à Imprensa

A convite do Governo Português, a deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, participa hoje na conferência sobre o Quadro Estratégico Europeu 2014-2020, que se realiza em Lisboa na Culturgest.

A conferência contará com a participação do Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho e dos Ministros Álvaro Santos PereiraNuno Crato, Assunção Cristas e Pedro Mota Soares.

intervenção da eurodeputada focará a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento sustentável. Para Graça Carvalho "os próximos 7 anos serão cruciais para Portugal: a saída da crise e a definição do modelo pós crise. Este quadro Comunitário será essencial para criar as bases de uma economia competitiva e eficiente que proteja e valorize os recursos naturais, proporcione qualidade de vida aos cidadãos, contribuindo para o crescimento económico e a criação de emprego".

Segundo a deputada europeia "a capacidade de Portugal para enfrentar os desafios da globalização e para aumentar a competitividade, o crescimento económico e criação de emprego, a preservação e valorização dos recursos naturais, a segurança do abastecimento de energia, etc. dependem da boa execução do programa de ajustamento em curso. Acrescenta ainda que "o sucesso depende também do modo como Portugal irá tirar partido das suas potencialidades naturais em termos de recursos endógenos, das excelentes infraestruturas de que dispõe e da excelência do potencial cientifico, reforçados pela aplicação apropriada do próximo quadro comunitário".

Na qualidade de deputada ao Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho tem estado envolvida na preparação do Orçamento Europeu 2014-2020, tanto na capacidade de relatora do programa específico de execução Horizonte 2020, como na capacidade de deputada do PPE responsável na comissão dos orçamentos pelas áreas da ciência, inovação, energia, ambiente, alterações climáticas e espaço.

Durante a conferência, Maria da Graça Carvalho falará também sobre as linhas gerais do próximo Quadro Estratégico Europeu e a sua aplicação a Portugal; sobre as prioridades a financiar no sector do desenvolvimento sustentável; e finalmente fará algumas considerações processuais baseadas na sua experiência passada como governante muito envolvida na renegociação do quadro comunitário 2000-2006.

Anexos: Intervenção e apresentação de Maria da Graça Carvalho e programa da Conferência.

Mais informações no Observatório do QREN.